O governador do estado, Rui Costa (PT-BA), anunciou na noite desta terça-feira, 28, durante mais uma transmissão do ‘Papo Correria’, que serão convocados 1.324 estudantes universitários para atuar na Secretaria da Educação. As chamadas fazem parte do programa Partiu Estágio e as inscrições foram feitas no edital 002/2021.
Entre os aprovados no Partiu Estágio, 438 são alunos de cursos de bacharelado e 886 de licenciatura. Os universitários selecionados receberão um comunicado da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), que será enviado para o e-mail informado no ato da inscrição.
O e-mail irá conter informações sobre os procedimentos a serem seguidos pelo estudante, além de indicar o órgão onde ele irá estagiar, com seus respectivos endereço e telefones.
Os convocados precisam entrar em contato com a unidade de Recursos Humanos da Secretaria de Educação entre os dias 6 de outubro e 4 de novembro, para obter as informações para a entrega da documentação exigida.
Os convocados que não manifestarem interesse dentro de prazo estabelecido correrão o risco de perder a vaga. O estágio terá duração de um ano e vai alocar universitários em diversos municípios do estado.
Oportunidade
O programa oferta vagas de estágio para estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior estaduais, federais e privados, com sede ou polo de ensino na Bahia, e que cursem graduação nas modalidades presencial ou EAD.
O edital prevê a reserva de 10% do total das vagas a deficientes físicos e prioriza universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.
A carga horária prevista é de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais, distribuídas de acordo com a necessidade da administração pública. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.
Bolsa Presença
Durante a transmissão do Papo Correria, o gestor da Bahia ainda falou sobre a manutenção do ‘Bolsa Presença’. O programa estadual vai ser mantido, mesmo com o retorno das aulas presenciais.
“Nós vamos manter o programa para que os alunos possam se manter na escola. Infelizmente, nos últimos anos, temos testemunhado que no Brasil aumentou em dois milhões o número de brasileiros que ingressaram na pobreza. O Governo Federal é um desastre de gestão política e gestão econômica. A inflação voltou com toda força, os preços subindo, desemprego aumentou e as pessoas ficaram mais pobres. Por isso, dentro dos limites financeiros do Governo do Estado, vamos garantir o Bolsa Presença para que nossos estudantes continuem na escola. Tem uma parcela já programada para o dia 10, e eu vou ver se precisa de autorização legislativa ou se com um decreto a gente pode renovar, vamos resolver isso amanhã”, completou o governador.
Deixe seu comentário