Como integrante do Poder Legislativo Municipal, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Ao vereador também cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito.
Por isso, o presidente da Casa Legislativa da cidade de Simões Filho, Del Cristo Rei, além dos vereadores, Eri Costa e Pedro da Kombi, ficaram bastante tristes com a forma que se expressou o seu colega de parlamento, Jackson Bomfim, após ele não aceitar e responder de forma descortês, o pedido de ajuda feito por Arnoldo Simões que durante sua fala, pediu ao seu colega (Bomfim), que ele através da secretária de Educação, Mariza Bomfim que ajudasse a resolver a situação de colocação de ventiladores na Escola Enock Pimentel, na Ilha de São João.
O pedido do vereador Arnoldo, foi classificado por Jackson como desrespeitoso, além disso, ele saiu do plenário e disparou; “Me respeite viu excelência, eu exijo respeito”, bradou Jackson Bomfim que se levantou e saiu “de cara fechada”, antes mesmo do presidente declarar a sessão encerrada.
Em defesa da forma que o vereador Arnoldo Simões solicitou ajuda ao seu colega, o presidente da Câmara da cidade, Del Cristo Rei, disse que o papel do vereador é esse, cobrar.
“Eu acho que, tem que haver o diálogo, tem que haver esse entendimento da liberdade, do ajuste e entendimento. O vereador tem sua liberdade de se expressar e falar, no mais, o papel do vereador é esse”.
A forma considerada desnecessária por parte de Jackson também foi rebatida por Eri Costa, que durante sua fala, disse que não viu necessidade disso.
“Eu não vi necessidade de uma resposta tão dura, veemente, o vereador fez apenas uma solicitação, não foi ofensivo, não faltou com respeito. A tribuna é livre e o vereador tem que se expressar, até porque, o vereador tem que mostrar, as visitas que ele está fazendo, a gente não pode só ficar no off para as pessoas não dizer que o vereador não faz nada! Eu defendo o vereador Arnoldo, não vi nada de mais”, desabafou Eri Costa.
Para finalizar o vereador Pedro da Kombi, também se expressou; “Eu também não poderia deixar de falar, eu não vi nada demais nas palavras do vereador Arnoldo, e eu acho que essa Casa, nós temos que ter mais cuidado. Eu acho que o colega usou as palavras dele porque foi lá e constatou isso, muito natural, e por isso, acho que a secretária também não vai se sentir ferida com isso”, disse.
Após ser defendido, Arnoldo Simões respondeu ao seu colega Jackson Bomfim, dizendo que “em nenhum momento foi desrespeitoso. “Em nenhum momento, para ele mim dizer me respeite! Eu fiz contato com a secretária e ela não me atendeu, eu ia tratar com ela disso aí, e eu só pedir ajuda dele, nada mais. Eu ofendi ele em quê? Eu fui na tribuna fazer o meu papel”, desabafou Arnoldo Simões.
Deixe seu comentário