Ainda faltam seis meses para a eleição presidencial no Brasil e, pelo menos 14 nomes já se colocaram publicamente como pré-candidatos na disputa. Apesar do número alto, alguns partidos como o PT e o MDB ainda não apresentaram nomes para representá-los nas urnas.
Dentro os nomes já oficializados, existem antigos conhecidos da população brasileira, como o ex-presidente Fernando Collor (PTC) que chefiou a República entre 1990 e 1992, quando sofreu impeachment e foi substituído pelo então vice-presidente Itamar Franco.
Também existem candidatos que já estiveram disputando a presidência com votação expressiva, como a ex-senadora Marina Silva, que estará se candidatando a Presidência pela terceira vez consecutiva.
Por outro lado, candidatos nem tão conhecidos assim irão tentar a sorte apresentado seus nomes pela primeira vez, como Guilherme Boulos (PSOL), líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
Dentre os concorrentes ao pleito nacional, o mais comentado dos candidatos nas redes sociais é o deputado federal na sétima legislatura, Jair Bolsonaro (PSL). Considerado polêmico por suas bandeiras, Jair Bolsonaro defende a ampliação do acesso a armas e um Estado cristão, além de criticar modelos de família, segundo ele, “não tradicionais”, como casamento homossexual.
De acordo com a legislação, os partidos políticos devem promover convenções nacionais com seus filiados entre 20 de julho e 5 de agosto para que oficializem as candidaturas. A data final para registro das candidaturas pelos partidos políticos na Justiça Eleitoral é 15 de agosto.
Confira a lista com os nomes dos 14 pré-candidatos abaixo:
Álvaro Dias – Podemos
Ciro Gomes – PDT
Fernando Collor – PTC
Geraldo Alckmin – PSDB
Guilherme Boulos – PSOL
Jair Bolsonaro – PSL
João Amoêdo – Novo
José Maria Eymael – PSDC
Levy Fidelix – PRTB
Manuela D’Ávila – PCdoB
Marina Silva – Rede Sustentabilidade
Paulo Rabello de Castro – PSC
Rodrigo Maia – DEM
Vera Lúcia – PSTU
Deixe seu comentário