O resultado do 1º ‘Edital Braskem Projetos que Transformam’ foi divulgado e entre as 15 iniciativas selecionadas em cinco estados, três são da Bahia. A iniciativa visa apoiar ações voltadas ao desenvolvimento local e sustentável de comunidades onde a companhia atua, com recursos financeiros de até R$ 80 mil, cada.
Uma das organizações vencedoras foi a ‘Associação Humana Povo para Povo Brasil’, com a ação ‘Quilombo Sustentável’, em Simões Filho, que tem o objetivo de implementar um sistema de produção agroecológica na comunidade de Pitanga dos Palmares utilizando uma tecnologia social de baixo custo.
A iniciativa também prevê a capacitação de 20 mulheres quilombolas e agricultoras sobre temas de gestão, comercialização, técnicas de produção, processamento, conservação, armazenamento e transporte de hortaliças.
Com a ação ‘Afroteca Muvuca’, a ‘Associação Viva a Vida’, em Camaçari, também foi escolhida. Ela prevê a construção de um espaço de leitura e outro multiuso no Quilombo de Cordoaria, onde a proposta é disponibilizar um acervo de 100 livros de literatura negra, além de realizar o reforço escolar para 60 crianças em processo de alfabetização.
Além disso, deverão ser promovidas atividades de contração de histórias com temática étnico-racial. Ao todo, 90 crianças entre 5 e 12 anos, estudantes da rede pública municipal e/ou moradores do quilombo, devem ser beneficiados.
O projeto de informática ‘Portas Abertas, Janela para o Mundo’, da ‘Central Organizações Comunitárias de Menino Jesus’, em Candeias, também foi escolhido. Seu objetivo é capacitar 30 jovens e adultos da comunidade de Menino de Jesus na área de tecnologia digital.
As aulas serão realizadas de forma presencial e remota para 30 adolescentes e jovens, entre 14 e 21 anos.
Além das três propostas, outras 12 de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Alagoas foram contempladas, somando um investimento total de R$ 1 milhão.
Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, considera gratificante o envolvimento das comunidades neste primeiro edital.
“Recebemos inúmeras propostas interessantes e, seguindo os critérios definidos, selecionamos projetos com foco em empreendedorismo e educação, com alto potencial para transformar positivamente a realidade das comunidades onde eles estão inseridos”.
As organizações vencedoras participarão de um módulo de ensino sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais. Após o repasse financeiro, os contemplados terão 12 meses para desenvolver os projetos. A Braskem irá monitorar as ações por meio de prestação de contas e evidências da realização das atividades previstas, entre outros.
Deixe seu comentário