Projeto que institui o ‘Arrasta Pedro’ no calendário oficial do município é aprovado pela Câmara


O tradicional ‘Arrasta Pedro’, festa que antecipa o São João, organizada pelas comunidades da Baixa da Jaqueira e Ponto Parada, pode ser incluída no calendário oficial do município de Simões Filho. A indicação transformada em Projeto de Lei n° 006/2019, de autoria do vereador Cleiton Bolly Bolly (SD), foi aprovada por unanimidade na 13ª Sessão Ordinária de terça-feira (28), no plenário da Câmara.

Segundo o autor, atualmente, o ‘Arrasta Pedro’ não está incluído no calendário oficial e o objetivo do Projeto de Lei é regulamentar o registro deste evento público, proporcionando a divulgação da festa no município.

“As Festas Juninas são uma forte tradição, na qual a promoção da cultura popular está no ‘centro da roda’. Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do país, é no Nordeste que as Festas Juninas ganham uma grande expressão. O evento retrata a verdadeira tradição dos festejos juninos há mais de 10 anos, propagando a nossa cultura nordestina. Este projeto visa integrar a comemoração, desenvolvendo o resgate social, exercendo a cidadania através de ações reunindo a comunidade”, justifica Bolly no projeto.

De acordo com Bolly, a inclusão da festa no calendário oficial possibilita preservar a tradição sociocultural e popular, além de impulsionar o comércio local durante o período junino.

“Há mais de 15 anos, as comunidades da Baixa da Jaqueira e do Ponto Parada organizam e realizam o Forró ‘Arrasta Pedro’. O evento importante do mês de junho traz alegria, entretenimento e geração de renda extra, pois os vendedores ambulantes aproveitam a festa para comercializarem suas mercadorias, além das comidas típicas vendidas nas barracas previamente inscritas e cadastradas”, explicou o vereador.

Apesar do PL ter sido aprovado pelo Legislativo, a festa não vai acontecer este ano por conta da situação de emergência decretada pelo município devido às chuvas.

Rafael Santana