Projeto que altera piso salarial dos agentes comunitários de saúde é aprovado na Câmara


Foi aprovado, na 20ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (9), o projeto de lei nº 028/2022, que altera o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), conforme Emenda Constitucional nº 120/2022. Agora, o valor passa a ser R$2.424,00. Os recursos serão repassados pelo Governo Federal à administração municipal.

A mensagem do Executivo explicou que a matéria se refere à autorização do repasse para os profissionais, considerando o novo piso da categoria estabelecido pelo Congresso Nacional, e regulamentado pelo Ministério da Saúde. “É mais uma iniciativa da gestão municipal na permanente busca de oferecer um melhor serviço de saúde ao povo simõesfilhense e de valorizar a classe dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias”, comentou.

Durante a discussão da matéria, Deni da Metalúrgica (PSD) parabenizou todos os agentes, e os descreveu como “pessoas lutadoras do nosso município”. “Vocês que trabalham sabem a luta que é durante essa pandemia. O trabalho que teve de subir e descer, entre sol e chuva, para fazer o seu melhor trabalho. Esta Casa aqui não poderia deixar de reconhecer. Todo mundo sabe que dois salários mínimos melhoram alguma coisa, mas se fosse mais, seria melhor ainda porque são merecedores do trabalho que fazem na nossa cidade”, falou o parlamentar.

Em seu discurso, Itu’s Ramos (PSDB) citou a importância da atuação dos profissionais durante a pandemia. “Estamos saindo de um momento tão difícil de pandemia, vocês como soldados preparados, não abandonaram a guerra, pelo contrário: a enfrentaram, e por causa do trabalho de vocês, a nossa cidade passou por esse momento com tranquilidade”, argumentou.