Projeto oferece capacitação e oportunidade de emprego para mulheres vítimas de violência doméstica em Simões Filho


O Programa Recomeça, com suporte para mulheres vítimas de violência doméstica, foi lançado na quinta-feira (23), na cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A ação vai oferecer capacitação e oportunidade de emprego, para as vítimas moradoras do município.

A iniciativa tem como objetivo ajudar no processo de reconstrução da vida das mulheres de violência doméstica e familiar em situação de vulnerabilidade.

O programa é uma ação piloto e deve ser expandido para outras cidades ao redor do país. O projeto foi desenvolvido pela Natura &Co e o Instituto Avon, em parceria com a operadora logística TPC e a Prefeitura de Simões Filho.

O processo seletivo para contratação das mulheres será realizado pela operadora logística TPC, em conjunto com a prefeitura. Participarão as cadastradas no programa de atendimento a mulheres vítimas de violência da cidade e as atendidas pelo Programa Acolhe, do Instituto Avon.

As mulheres terão oportunidade de ingresso no mercado de trabalho nas unidades de Natura &Co América Latina. A identidade das trabalhadoras contratadas será mantida em sigilo pelas empresas envolvidas, sendo vedados qualquer tipos de divulgação ou discriminação no exercício das suas funções.

Para garantir um ambiente de trabalho adequado ao acolhimento dessas mulheres, as equipes de Natura &Co América Latina serão treinadas pelo Instituto Avon. A capacitação, segundo a diretora executiva do Instituto Avon, abordará aspectos como as fases do ciclo da violência doméstica, tipos de condutas às quais essas pessoas foram expostas, acolhimento, redes de apoio adequados, a Lei Maria da Penha e a importância do mercado de trabalho para que essas mulheres possam viver em seus próprios termos.

Participarão da primeira edição do treinamento líderes de equipes, gestores e pessoas do departamento de RH do centro de distribuição na cidade.

G1