Projeto #Grafiteaê conta histórias de escolas com arte


A Escola Estadual Helena Matheus, no bairro de São Cristóvão foi uma das unidades da rede estadual contemplada pelo projeto #Grafiteaê: Escola conta e pinta a sua história, lançado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).Os muros grafitados da instituição, na última quarta-feira (10) , expressam a sensibilidade estética e a capacidade de diálogo entre a cultura urbana e o ambiente escolar.

Além da Helena Matheus, mais 270 unidades escolares do interior e da capital baiana serão beneficiadas com o projeto que visa aproximar a realidade dos estudantes e da comunidade da rotina da escola. Na primeira etapa do projeto, todas as sedes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) serão contempladas, a exemplo dos municípios de Poções, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, Irecê, Juazeiro, Cruz das Almas, Amargosa, dentre outros.

Segundo o secretário de Educação, Walter Pinheiro, a implementação do projeto é uma forma de mostrar à sociedade que é possível expressar através da arte o que se aprende em sala de aula. “Um dos trabalhos que realizamos é fazer o link das ciências exatas com a arte, associando música, dança, matemática, história e outros elementos”, diz o secretário.

Liliane Fonseca, diretora da instituição, contou que o projeto não se restringe apenas a grafitar os muros e as paredes para deixar a escola colorida.

“Fizemos todo um trabalho de base, conversamos com arte-educadores, professores e os alunos, em sala de aula, sobre os temas que íamos discutir e falar, sobre os conhecimentos trazidos pelos estudantes para que eles pudessem transformá-lo em arte”, disse.

Animados com a nova atividade artística, os estudantes da Helena Matheus aproveitaram a cerimônia de lançamento do projeto e mostraram o quanto o grafite pode contribuir para aproximar a escola da comunidade e melhorar a qualidade pedagógica do ensino.

Eles apresentaram a banda de fanfarra, fizeram intervenções artísticas com rap, skate e dança, demonstrando potencial artístico e protagonismo juvenil.