Projeto de Lei: Beneficiários do Bolsa Família receberão apoio para montar seu próprio negócio em Simões Filho


Durante a sessão desta terça-feira (29) na Câmara de Vereadores de Simões Filho, os parlamentares fizeram a apreciação e votação do Parecer conjunto das Comissões Permanentes de Justiça e Finanças e do Projeto de Lei de nº 015/2018 que dispõe sobre a doação de maquinário e insumos para atender o Projeto Família Cidadã, que contempla famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, oriundo do Poder Executivo.

O projeto “Família Cidadã” irá beneficiar até 500 famílias já contempladas pelo programa “Bolsa Família” cuja renda per capita seja menor ou igual a meio salário mínimo no piso nacional.

Em sua justificativa, o prefeito Diógenes Tolentino ressalta que o objetivo da iniciativa é proporcionar transformação na realidade social das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, permitindo a garantia de seus direitos e exercício da cidadania.

Os contemplados com o “Família Cidadã” terão acesso a maquinários como carrinhos de água de coco, picolé, cachorro quente, pipoca, bem como matéria prima e todos os equipamentos necessários para montar seus próprios pequenos empreendimentos. Além disso, as famílias serão assistidas com acompanhamento social pelo período de 3 anos.

Ao discutir a matéria, o vereador e líder do prefeito na Câmara, Orlando de Amadeu falou da dificuldade de empregabilidade que assola todo o país neste período de crise econômica e convidou todos os parlamentares a apoiarem a iniciativa.

“Nós sabemos das dificuldades de emprego hoje que se encontra não só em Simões Filho, mas em todo o país com a crise, então a gente vê a preocupação do Executivo em beneficiar essas pessoas de alguma forma, para que elas possam estar trabalhado e tirando o seu sustento”, disse Orlando.

De acordo com o edil, embora Simões Filho seja um grande polo industrial, a demanda de desempregados é muito grande e que somente através de políticas públicas é que esta parte mais carente da população pode ter seus direitos assegurados.

“É impossível empregar tantas pessoas na Prefeitura, é impossível empregar todas as pessoas nas empresas que nós temos na cidade, mas hoje, com a preocupação que tem o nosso prefeito Diógenes Tolentino nós trazemos para essa casa esse projeto e acredito que todos os vereadores vão aprovar”, convocou o vereador.

Os contemplados no “Família Cidadã” ainda receberão cursos de capacitação para a utilização dos equipamentos e manuseio da matéria prima antes de iniciarem suas atividades. O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para ser sancionado pelo prefeito Dinha.