Programa social permite que jovens de baixa renda viajem de graça pelo Brasil


Jovens brasileiros cadastrados no Programa Identidade Jovem (ID jovem) podem ter acesso gratuito ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. O programa vale para ônibus, trem e embarcação, apenas para viagens entre estados diferentes.

Jovens entre 15 a 29 anos, que tenham renda familiar de até 2 salários mínimos, podem fazer o cadastro no ID Jovem e também devem estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal há pelo menos 2 anos.

O cadastramento pode ser feito pela internet com o NIS (Número de Identificação Social). O interessado deve acessar o site da ID Jovem e preencher os dados que forem solicitados para gerar o cartão. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone ou impresso pela página da internet.

Também pode ser realizado pelo aplicativo para smartphones. Basta fazer o download do app da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site. Se você utiliza a ID Jovem impressa, é necessário imprimir o documento gerado.