Procon-BA lança aplicativo para denúncias e cadastro de reclamações


No Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta terça-feira (15), o Procon-BA lançou um aplicativo em que o usuário poderá realizar denúncias em tempo real, receber orientações e acompanhar informações sobre o órgão. Além disso, o Procon-BA também lançou nesta terça o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, que apresenta o balanço estatístico, feito pelo órgão, com base nos atendimentos aos consumidores, realizados no último ano de 2015. O evento de lançamento das duas novidades do órgão foi realizado na manhã desta terça-feira, no auditório da Fecomércio, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador.

De acordo com o Procon-BA, com o aplicativo, o consumidor terá meios de conhecer a estrutura e funcionamento do órgão; acompanhará as notícias e perfis do Procon-BA nas redes sociais; irá obter as orientações para as perguntas mais frequentes; saberá a localização exata dos postos de atendimentos; e, ainda, poderá prestar denúncia, inclusive anexando fotos tiradas na hora, ou a partir da galeria de imagens do dispositivo de tablet, ou smartphone.

Inicialmente, a ferramenta estará disponível para os dispositivos integrados à plataforma Android, mas já há perspectivas de ser expandida aos outros sistemas operacionais, tais como WindowsPhone e IOs. Por meio do aplicativo, o consumidor poderá manter contato direto com o órgão estadual de defesa do consumidor, tendo-o sempre à mão, podendo acessar a qualquer hora e de qualquer lugar com internet.

Já o Cadastro de Reclamações Fundamentadas tem como objetivo mostrar as principais reclamações formuladas nos balcões de atendimento. Para acessar o link, basta clicar aqui. Outra finalidade do Cadastro, segundo o Procon-BA, é dar ao consumidor os seguimentos do mercado de consumo que mais apresentam problemas, além de apontar as empresas com mais demandas, as que mais resolvem quando o problema surge e aquelas que não estão se comportando da melhor forma com o consumidor.

*G1