Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Simões Filho realiza neste sábado (2), das 08h às 12h, uma mobilização social. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Saúde.
Durante o ato, as equipes também vão alertar a população sobre a importância da atualização da caderneta de vacina e duas bases de atendimentos estarão a disposição da população, no Mercado Municipal e Praça da Bíblia.
A transmissão da dengue se dá pela picada da fêmea infectada do Aedes aegypti, mosquito que costuma circular em regiões quentes e chuvosas. A água parada, como a que se acumula em pratos de vasos de plantas, calhas e garrafas no quintal, é o criadouro perfeito para a reprodução do inseto.
Em todo Brasil, só em 2024, de acordo com o Ministério da Saúde, já são mais de 715 mil casos prováveis de dengue. Em 2023, neste mesmo período, eram quase 166 mil.
Algumas atitudes simples já ajudam no combate ao mosquito da dengue. São elas:
Tampar as caixas d’água;
Não deixar água acumulada na laje;
Manter os lixos fechados;
Utilizar areia nos vasos de plantas;
Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo;
Deixar as lonas esticadas;
Retirar a água dos pneus;
Além desses cuidados, por meio do uso constante de repelentes, larvicidas, inseticidas, as famílias ficam mais protegidas contra os mosquitos transmissores de doenças. No entanto, esses cuidados precisam ser de todos: ter a consciência de que é necessária uma ação coletiva é garantir uma segurança eficaz.
Deixe seu comentário