Qualquer cidadão, por mais desatento que seja, consegue reparar no que há de errado no bairro onde mora. Uma rua sem calçamento, a falta de uma escadaria ou de uma pracinha para jogar conversa fora. Mas transformar esse desejo em realidade nem sempre é fácil, afinal, pouca gente sabe como formalizar essas demandas. E, afinal, como é possível pedir essas melhorias?
Neste sentido, a Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) está buscando implantar o projeto “Ouvindo Você”. Uma iniciativa que visa promover uma administração participativa, dando à população a oportunidade de apontar quais as principais demandas de cada bairro.
Durante a assinatura da ordem de serviço que autorizou a construção da terceira das 07 praças que estão previstas para Simões Filho neste segundo semestre de 2017, o prefeito Diógenes Tolentino começou a colocar em prática o conceito do “Ouvindo Você”.
Em reunião com os moradores da Ilha de São João, na localidade conhecida como Copa I, onde a praça será construída, Dinha disse que a partir de agora cada comunidade terá a oportunidade de participar de uma reunião com o atual gestor, a fim de ouvir quais as intervenções primordiais os moradores gostariam de contemplar.
De acordo com Dinha, a participação da comunidade é imprescindível porque a prefeitura pode imaginar que a prioridade é uma, quando na verdade a vontade do povo é outra, causando insatisfação no fim da execução da obra.
“Eu quero ouvir vocês porque às vezes eu quero fazer uma obra e o povo quer outra, então ouvindo vocês eu vou saber o que eu posso executar. A gente tem que ouvir as demandas do povo, e o prefeito tem que está perto do povo até pra justificar, tornar o povo ciente e prestar conta de tudo que está sendo feito”, afirmou ele.
Durante a campanha política, Dinha já havia aplicado uma proposta similar com o projeto “Pensa Simões Filho”. O prefeito e toda a sua comitiva estiveram em diversos bairros da cidade ouvindo os anseios e as queixas dos munícipes, no intuito de elaborar o seu plano de governo.
Na visão do alcaide, tudo que teria sido planejado pela sua equipe está começando a ser colocado em prática. “Graças a Deus, temos conseguido cumprir o que planejamos pra nossa administração. Não tenho dúvidas que iremos construir uma nova história para Simões Filho”, disse ele.
A construção das praças está sendo possibilitada com recursos genuinamente municipais. Para cada equipamento, que contará com quiosques, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, espaço kids e área de jardim, o valor estimado é equivalente a R$350 mil em investimentos arrecadados neste primeiro ano de mandato.
Deixe seu comentário