Prefeito pede ao major do Exército Brasileiro a implantação do “Tiro de Guerra” em Simões Filho


O prefeito Diógenes Tolentino, juntamente com representantes das Forças Armadas do Brasil, vereadores e secretários municipais, participou na manhã desta quinta-feira (17) da cerimônia de entrega dos certificados de dispensa do serviço militar, aos jovens simõesfilhenses que fizeram o alistamento entre o segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017.

A solenidade, que aconteceu na Câmara Municipal de Simões Filho contou com a presença de aproximadamente 230 jovens recém-alistados, que também fizeram o tradicional juramento a Bandeira do Brasil.

Na oportunidade, o prefeito revelou o interesse em firmar uma parceria com o Exército Brasileiro no sentido de implantar no município uma extensão da instituição denominada “Tiro de Guerra”.


O Tiro de Guerra é um órgão de formação da reserva do Exército Brasileiro que permite ao cidadão a possibilidade de servir a pátria como militar, recebendo treinamentos de conhecimentos militares e cívicos, passando a ser também multiplicadores desses conhecimentos.

“Eu quero aproveitar essa oportunidade e pedir ao Major que possa levar uma reivindicação do povo dessa cidade. É de intenção nossa que possamos instalar no nosso município o Tiro de Guerra, algo muito importante. É de nosso interesse fazer essa parceria com o Exército pra ter a implantação desse serviço aqui em Simões Filho”, revelou Dinha.

De acordo com o prefeito, a presença do órgão no município será de extrema importância para a formação de muitos jovens cidadãos, além de demonstrar a vontade do povo simõesfilhense em contribuir com um país mais justo e igualitário.

“Os valores da pátria devem ser lembrados, a responsabilidade que todos os brasileiros têm para construir um país melhor, e no nosso município, este sentimento não deve ser diferente”, disse Dinha.

Segundo o chefe do posto de recrutamento do Exército em Salvador, Major Silva, o município possui os pré-requisitos necessários para a implantação do órgão, porém todo o processo de instalação deve durar em média dois anos.

“Pelas características, população e porte do município existe sim essa possibilidade. A partir de agora será realizado o contato e as tratativas junto à 6ª Região Militar, que é o órgão responsável por esta implantação. Em média, demora dois anos porque existe a parte de nomeação de instrutor e construção da infraestrutura”.

Para se alistar, os jovens podem procurar a junta de serviço militar do município ou pelo site do alistamento militar através do preenchimento do formulário online, sem necessidade de deslocamento presencial.

“A cerimônia de entrega do certificado de dispensa da corporação militar representa um marco na vida do cidadão brasileiro, onde é materializado o exercício da plena cidadania de direito e a defesa dos interesses da pátria acima de sua própria vida” completou o Major.