O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon) vai ganhar investimentos de R$ 715 milhões. Os valores foram firmados nesta quarta-feira (16) durante a renovação de contrato de arrendamento entre o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e o grupo Wilson Sons, que opera o equipamento há 17 anos.
O aditivo amplia o prazo de gestão do grupo, que se encerraria em 2025, para 2050. Do valor previsto em investimentos, R$ 398 milhões devem ser empregados em novas obras para ampliação da capacidade de operação do terminal. O restante será empregado em manutenção, além de urbanização, pavimentação e aterro hidráulico da área, ampliando em 75% a capacidade de processamento do terminal.
Um dos objetivos da obra é ampliar o cais do porto de 377 metros para 800 metros, o que vai permitir operar simultaneamente dois grandes navios de 14 mil contêineres cada, índice parecido aos maiores portos do país. Pelo projeto inicial previsto, na fase das obras de ampliação, o equipamento deve gerar cerca de 500 empregos direitos e outros 500 indiretos. Com informações do Portal Bahia.Ba.
Deixe seu comentário