Policiais da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), participaram entre os dias 19/03 a 12/04 de um treinamento especializado em Ronda Maria da Penha, realizado na capital baiana.
De acordo com a assessoria de comunicação da 22ª CIPM, o treinamento aconteceu com o intuito de aprimorar técnicas e táticas no atendimento às ocorrências de Mara da Penha, visando difundir o conhecimento entre a tropa, para cada vez mais, proporcionar o apoio adequado a população simõesfilhense.
Em nota, a PM informa que “foram diversas e proveitosas as instruções no período do curso, proporcionando um olhar mais detalhado e reflexivo sobre os casos que envolvem agressão doméstica e familiar às Mulheres, garantindo que os atendimentos às ocorrências tenham um tratamento mais técnico, baseado nos preceitos legais da operação Ronda Maria da Penha”.
Sobre a Ronda
A Ronda Maria da Penha foi o primeiro projeto do governo do estado em combate à violência contra a mulher e o feminicídio na Bahia. O grupo atua em Salvador e outros municípios da Região Metropolitana protegendo centenas de mulheres que vivem sob ameaça constante.
O projeto é coordenado pela major Denice Santiago, ela se formou na Polícia Militar em 1995, na primeira turma com mulheres da PM da Bahia. No dia-a-dia do trabalho, a major percebeu que muitas policiais mulheres e esposas de policias eram vítimas de violência doméstica.
Então, decidiu criar um núcleo na PM para dar assistências a elas. Depois, Denice conseguiu estender a proteção para fora da corporação. Em março de 2015, surgiu a Ronda Maria da Penha.
Deixe seu comentário