Policiais Militares recebem capacitação para atuar na Ronda Maria da Penha em Simões Filho


Policiais da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), participaram entre os dias 19/03 a 12/04 de um treinamento especializado em Ronda Maria da Penha, realizado na capital baiana.

De acordo com a assessoria de comunicação da 22ª CIPM, o treinamento aconteceu com o intuito de aprimorar técnicas e táticas no atendimento às ocorrências de Mara da Penha, visando difundir o conhecimento entre a tropa, para cada vez mais, proporcionar o apoio adequado a população simõesfilhense.

Em nota, a PM informa que “foram diversas e proveitosas as instruções no período do curso, proporcionando um olhar mais detalhado e reflexivo sobre os casos que envolvem agressão doméstica e familiar às Mulheres, garantindo que os atendimentos às ocorrências tenham um tratamento mais técnico, baseado nos preceitos legais da operação Ronda Maria da Penha”.
Sobre a Ronda

A Ronda Maria da Penha foi o primeiro projeto do governo do estado em combate à violência contra a mulher e o feminicídio na Bahia. O grupo atua em Salvador e outros municípios da Região Metropolitana protegendo centenas de mulheres que vivem sob ameaça constante.

O projeto é coordenado pela major Denice Santiago, ela se formou na Polícia Militar em 1995, na primeira turma com mulheres da PM da Bahia. No dia-a-dia do trabalho, a major percebeu que muitas policiais mulheres e esposas de policias eram vítimas de violência doméstica.

Então, decidiu criar um núcleo na PM para dar assistências a elas. Depois, Denice conseguiu estender a proteção para fora da corporação. Em março de 2015, surgiu a Ronda Maria da Penha.