Polícia baiana passa a usar ferramenta de suporte em situações de grandes ocorências


imagem_noticia_5-1
Foto: Alberto Maraux / SSP

A polícia baiana passa a contar com uma ferramenta que orienta quais ações tomar em situações de grandes ocorrências. O simulador será instalado no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia, e faz parte do investimento de R$ 260 milhões em modernização da secretaria.

A ferramenta funciona da seguinte maneira: o agente inclui a localização geográfica da ocorrência e o efetivo e armamento disponíveis, e o programa indicará qual deverá ser o isolamento do local, quais as rotas de entrada e saída, quantos policiais serão necessários, quais ferramentas auxiliarão na ocorrência e se será necessário o deslocamento de ambulâncias.

“Estamos concluindo a parte de capacitação dos nossos servidores e o próximo passo é apresentar a nova ferramenta para integrantes de instituições parceiras da SSP em grandes eventos”, explicou o major Paulo Roberto, coordenador de operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). O sistema foi testado nas simulações de explosão na Arena Fonte Nova e de acidente com aeronave no Aeroporto Internacional de Salvador. (BN)