O pesquisador do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Gúbio Soares, fez um alerta para que consumidores de peixes tenham cuidado com a procedência deles na hora da compra dos produtos.
O especialista participou de um estudo que apontou o consumo do alimento como responsável pela doença que deixa a urina preta. A enfermidade é chamada de Síndrome de Haff. “Tem que ter uma fiscalização muito grande nos peixes porque a gente ficou sabendo de um grupo de pescadores que eles colocam formol nos peixes, o que pode gerar consequências graves.
Esse risco está em qualquer peixe que seja vendido fora dos padrões de vigilância sanitária”, afirmou Soares em entrevista ao Bahia Notícias. Por exclusão, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a doença é provocada por intoxicação após consumo de peixes. “Chegamos a identificar enterovírus, mas ele sozinho não dava para causar essa doença.
Caminhamos para linha da Síndrome de Half, que seria uma síndrome causada por uma toxina difícil de identificar, então nós identificamos o enterovírus, mas eram mais de 100 espécies. Ele não causa esse tipo de doença”, explicou o professor. O resultado dos pesquisadores, entretanto, não foi confirmado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
por Renata Farias / Bruno Luiz
Deixe seu comentário