Pesquisa que favorece Edson Almeida é alvo de suspeitas por irregularidades e histórico judicial


Foi divulgada hoje (05/10), véspera da eleição municipal em Simões Filho, uma pesquisa realizada pela empresa LR Consultoria e Pesquisas LTDA e contratada pelo site Bahia Política. De acordo com os números apresentados, o candidato Edson Almeida (PSD) aparece na liderança com 39,3% das intenções de voto, seguido de Del (União) com 34,1%.

Apesar dos números favoráveis a Edson Almeida, a pesquisa vem gerando questionamentos. Um dos pontos que chama a atenção é o fato do site que divulgou o levantamento, Bahia Política, ser pouco conhecido entre os eleitores de Simões Filho, tendo como público-alvo cidades do interior baiano como Conceição do Jacuípe, São Sebastião do Passé e Santo Amaro.

Além disso, o instituto responsável pela pesquisa, LR Consultoria e Pesquisas LTDA, tem um histórico de baixa atuação em 2024, com apenas 8 pesquisas registradas neste ano, o que contrasta com a atuação de outros institutos renomados, como o Instituto Paraná Pesquisas, que já realizou mais de 50 levantamentos. Em uma dessas pesquisas, o Instituto Paraná indicou Del à frente de Edson Almeida na corrida eleitoral, ampliando a desconfiança sobre a recente divulgação.

Outro fator que lança dúvidas sobre a pesquisa é o histórico jurídico da LR Consultoria e Pesquisas LTDA. Recentemente, a empresa foi alvo de uma decisão judicial no município de Manoel Vitorino, onde a Coligação Por Amor a Nossa Terra, Pra Cuidar da Nossa Gente teve a divulgação de uma pesquisa impugnada por irregularidades. O juiz da 22ª Zona Eleitoral de Jequié identificou a ausência de registro do estatístico responsável no conselho de contabilidade e falhas na divulgação de informações básicas, o que resultou na suspensão da pesquisa e a ameaça de uma multa de R$ 70.000,00 em caso de descumprimento. Curiosamente, a coligação que solicitou essa pesquisa é liderada pelo mesmo partido que contratou a pesquisa agora divulgada em Simões Filho.

Diante desses fatores, a credibilidade da pesquisa divulgada por Edson Almeida é questionada, e ainda não se sabe se a coligação Simões Filho Vai Continuar Avançando, liderada por Del, recorrerá para pedir a impugnação do levantamento.

A campanha eleitoral em Simões Filho se intensifica à medida que a votação se aproxima, e esses episódios reforçam o clima de incerteza sobre os rumos da eleição.