Pelo menos 48 morrem e dezenas são feridos em explosões do EI na Síria


A agência de notícias estatal síria e o observatório sírio pelos direitos humanos informaram que pelo menos 48 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um bombardeio duplo na cidade predominantemente curda de Qamishli, no norte do país, nesta quarta (27).

O Estado Islâmico, em um comunicado publicado pela agência de notícias Aamaq, ligada ao grupo, reivindicou a autoria do ataque. A informação é a de que um caminhão cheio de explosivos explodiu na região oeste da cidade, seguida por uma motocicleta também carregada. Imagens da emissora de televisão estatal mostram pessoas correndo da fumaça entre carros queimados.

Suleiman Youssef, escritor que vive na cidade, disse à Associated Press por telefone que ouviu a primeira explosão a alguns quilômetros do local. O impacto derrubou algumas edificações, e há vítimas nos escombros. As explosões causaram grandes danos à área e equipes de resgate tentam resgatar os feridos.

“A maioria das estruturas no local foi muito danificada pela força da explosão”, disse.

Qamishli, próxima à fronteira com a Turquia, é controlada principalmente por curdos, mas as forças do governo sírio estão presentes e controlam o aeroporto da cidade.

As explosões desta quarta acontecem após pressões da ofensiva curda, apoiada pelos EUA, para tomar a cidade de Manbij, controlada pelo EI. Com informações da Folhapress.