Pane global afeta bancos brasileiros, que ficam fora do ar


Uma falha cibernética de escala global está afetando sistemas e empresas em todo o mundo nesta sexta-feira, 19, deixando diversos bancos brasileiros fora do ar. Entre as instituições afetadas estão Bradesco, Pan, Neon e Next, de acordo com o site Downdetector, que monitora problemas em aplicativos e canais digitais.

Foto: Reprodução | CNPL

Além dos bancos, laboratórios como Fleury, Delboni e A+ também enfrentam dificuldades para acessar seus sistemas nesta manhã. A pane está causando transtornos em diferentes setores, incluindo aeroportos e outros serviços críticos.

No início desta manhã, os aeroportos de São Paulo, Brasília e Recife estavam operando normalmente, enquanto os de Belo Horizonte e Goiânia relataram atrasos. A companhia aérea Azul informou que “voos podem sofrer atrasos pontuais” e recomendou que os clientes cheguem aos aeroportos mais cedo e se informem no balcão da companhia.

A falha foi atribuída a um problema no sistema da CrowdStrike, causado por um erro de atualização, que está afetando empresas em todo o mundo. Aeroportos em Sydney (Austrália) e Berlim (Alemanha) também estão enfrentando atrasos, e a maior operadora ferroviária britânica, assim como a Bolsa de Valores de Londres, estão lidando com instabilidades.

Veja na íntegra a nota oficial do Bradesco:

Devido a um apagão cibernético global que afeta várias empresas ao redor do mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco estão indisponíveis nesta manhã. Equipes estão trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível. Os terminais de autoatendimento do banco estão funcionando normalmente.