Oito municípios baianos estão em alerta contra a Febre Amarela; secretária fala sobre situação de Simões Filho


Cerca de 1,5 milhão de pessoas de Salvador, Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, São Francisco do Conde e Vera Cruz ainda não se vacinaram contra a Febre Amarela. A meta da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) é vacinar 95% da população desses municípios, que estão sendo considerados em situação de risco.

Por causa do risco de contaminação, que pode aumentar em algumas localidades isoladas, o Ministério da Saúde iniciou uma campanha de mobilização com a dose fracionada da vacina que segue até o próximo dia 9 de março.

Nas cidades mapeadas como “fora da zona de risco”, como é o caso do município de Simões Filho, embora a vacina também esteja sendo disponibilizada normalmente, não há necessidade de correria para os postos de saúde, tendo em vista que, o público alvo são bebês de 09 meses e pessoas que irão viajar para regiões onde houveram casos da doença, conforme explica a secretária de Saúde, Maria Betânia.

“Nós estamos disponibilizando todas as vacinas que o município precisa, mas nós não estamos em risco. Existe a vacina no município e nós não entramos no esquema de fracionar a dose. Nós estamos dando a vacina conforme orientação do Ministério da Saúde, para as faixas etárias que são preconizadas”, afirmou Betânia.

De acordo com a secretária, nenhum dos macacos encontrados mortos no município até agora e encaminhados para o laboratório central (Lacem), onde os exames são realizados foram diagnosticados com a doença.

“Todos os primatas que foram encontrados com a gente desceram para o Lacem e nenhum estava infectado. Hoje inclusive desceu um, mas não houve contato com nenhum humano e mesmo assim continuamos na luta para manter Simões Filho fora de toda e qualquer área de risco”, disse ela.

A chefe da pasta salientou ainda que existe uma preocupação grande do prefeito Diógenes Tolentino em manter a cidade fora da área de contágio e que inclusive o gestor tem cobrado diariamente dela todas as providências cabíveis.

“O prefeito hoje de manhã já me ligou fazendo questionamentos se a gente estava na zona. Eu disse a ele que ficasse tranquilo e a preocupação do nosso prefeito o tempo todo é manter a qualidade e a saúde no município de Simões Filho”, completou.

As declarações de Dr. Betânia foram dadas ao repórter Valfredo Silva durante entrevista