O Ataque: Vereadores de Simões Filho pedem para Eduardo Alencar se explicar sobre dívidas deixadas no município


Pelo menos 15 dos 19 vereadores do município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (RMS), estão extremamente revoltados com as dívidas deixadas pelo atual deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Eduardo Alencar (PSD). Segundo os parlamentares, é de extrema importância que ele se pronuncie de onde se encontra, na Alba e possa explicar a população o porquê deste rombo de dívidas herdadas pelo atual prefeito Dinha.

Líder da oposição Sandro Moreira

Para o vereador Sandro Moreira líder da oposição na câmara, Eduardo tem amplo direito de defesa e precisa se explicar das acusações sofridas constantemente na cidade, pelo edis.

“A questão dessa dívida que tem elocumbrado os anais da Câmara e efetivamente trazido inquietações para as pessoas que querem entender que dívida é essa que foi deixada pelo antigo gestor, o ex-prefeito Eduardo Alencar, hoje Deputado Estadual, mas eu não vou entrar no mérito dessa questão, até porque fiz defesas e deixei muito claro que essa dívida é uma dívida que existe ao decorrer do tempo, que foi aumentando de acordo com as situações, e que também o prefeito atual já fez parcelamentos, fará e deixará infelizmente alguma dívida no término desse mandato que encerra 31 de dezembro de 2020”, defendeu Sandro.

Após seu argumento, Moreira pediu que o ex-mandatário encontre uma forma legal para se explicar. “Senhoras e senhores deixam essa defesa para o atual Deputado Estadual, Eduardo Alencar, eu deixo que vossa excelência na tribuna da Assembleia Legislativa possa se defender acerca dessa situação, até porque o povo simõesfilhense precisa saber o que está acontecendo e precisa de uma explicação acerca disso”, pediu o vereador.

Líder do governo Manoel Almeida

Contrapondo as declarações de Sandro, o líder do governo na câmara, que outrora foi vice-prefeito de Eduardo Alencar, questionou as declarações do edil.

“Eu fico muito surpreso, quando o vereador Sandro vem a essa tribuna e diz que aqui é um palco. Aqui não é um palco, aqui é uma Casa de trabalho. O que mais me impressiona no vereador é que ele fala de dívidas, ele esquece, senhores vereadores, que ele aprovou o parcelamento da dívida aqui. Engraçado, ele aprova o parcelamento e diz que não tem dívida.

O prefeito explicou com uma clareza enorme, e o prefeito esqueceu ainda umas dívidas que ficaram pra trás, Sandro também aprovou. As dívidas das igrejas, dos pastores, todos os parcelamentos, Sandro aprovou. Eu não entendo vereador, o senhor vem aqui, aprova, e depois não tem dívida? Não entendi”, disse Almeida.

Neco fez questão de frisar que Dinha já está pagando as dívidas. “O prefeito, ele sim, vossa excelência vereador Sandro, ele está pagando dívida do INSS sim, deixada por governos passados. Eu tenho dito sempre ao senhor, águas passadas não movem moinho. O prefeito está fazendo um trabalho muito bom, o prefeito está bem avaliado no município, o senhor mesmo diz que o prefeito é um homem trabalhador, reconhece. Tanto que é que o prefeito, a partir do dia 11 de março vai entregar várias obras em Simões Filho.

Obras em Mapele, Loteamento São José, Santo Antônio, Tanque do Coronel, Santo Antônio do Rio das Pedras e na Via Universitária, que é aquela travessa que ficou de pavimentar. Então é isso que vossa excelência tem que chegar aqui e falar, das obras que estão sendo realizadas pelo governo Dinha.

Obra inclusive que foi inaugurada através da sua solicitação a da Via Universitária e a quadra de esportes de Pitanga de Palmares. Então o senhor está equivocado, o senhor tem que chegar aqui e trazer os números. Quando a gente contesta, a gente tem que chegar aqui e trazer: olha, o ex-prefeito, Eduardo Alencar, não deve não. Mas o senhor não traz. O senhor chega aqui com conversa”, disse Neco.

Ex-líder na câmara de Eduardo Alencar, Jaílson Soares

Dando seguimento as acusações, o ex-líder do governo na câmara Jaílson Soares, foi mais fundo e disse que a dívida deixada pelo ex-gestos no valor de 5 milhões, foi feita nas escuras.

“Eu ia colocar essa questão para o colega Neco, eu tive aqui um exemplo nessa Casa, vereador Adolfo, quando a gente debatia, o senhor Luciano está ali presente, ele trazia os números, e aí todo mundo ficava calado aqui.

Então vereador Sandro, você tem uma oportunidade grande, de trazer aqui os números de que essa dívida que nós aprovamos não existe. Porque não é possível que o prefeito seria tão inocente, ou sem capacidade de administrar e trazer pra essa Casa dívida que não existe pra poder pagar o que não existe. Onerar o município, pelo amor de Deus, isso não existe. Nós vereadores aqui, nos debruçamos no projeto pra poder aprovar, será que nenhum aqui vai chegar pra dizer: não isso aqui está errado, não existe essa dívida, não vamos aprovar, tira de pauta. Então tem uma oportunidade grande neste ano, de trazer, de mostrar, a dívida que não existe, aí eu vou ficar conformado. Mas eu tenho a certeza que a dívida existe.

Fiz parte do governo passado, sei que a dívida existe, por isso que aprovei. Por isso que o prefeito está pagando em dia.

Vereador Everton Paim

“Quando a gente fala em dívida, a gente fica muito preocupado aqui na Câmara, a pouco tempo nós recebemos uma notificação aqui no município de uma dívida em torno de R$ 5 milhões e eu gostaria de parabenizar o prefeito tinha que teve a habilidade de tirar o município do SPC, que encontrava-se na época com esta dívida, em um estado, que foi negociado, inclusive sem passar pela Câmara, no mês de novembro ou outubro, porque nós já estávamos no recesso”

“Essa dívida foi contraída, se não me engano, precisamente, é bom que o Deputado esclareça na Tribuna Legislativa, de procedimentos, foi uma denúncia que a Dra Denise e o Deputado Federal Daniel Almeida fez, de procedimentos que não foram feitos, entorno de R$ 5 milhões. O município tem essa dívida, o município está negociando essa dívida que foi feita na administração do então prefeito, e que não passou pela Câmara, e que nós só tivemos conhecimento a partir da notificação do documento do Estado”

“Nós a pouco tempo estávamos com o município no SPC, porque nós temos que saber, inclusive, qual a origem da dívida. Dívida essa que, quando você contrai uma dívida, as pessoas, o município não pode pagar se o município não usufruiu do serviço, se o município não fez o serviço. Nós temos que ter uma explicação dessa dívida, porque nós estamos com essa dívida pra ser paga e essa dívida, foi denunciada pelo deputado Daniel Almeida e pela Dra Denise”

“Então todos nós hoje, temos que estar explicando a sociedade simõesfilhese essa dívida, ela tem, graças a Deus, o Deputado tem a tribuna pra poder explicar essa dívida que foi na administração do ex-prefeito. E nós precisamos saber porque é o município que está com essa dívida”

Ex- líder do Governo Dinha e atual presidente da câmara Orlando de Amadeu

“Eu queria chamar a atenção do vereador, Sandro Moreira, quando ele falou que o prefeito Dinha veio aqui e usou essa tribuna como palco, como ele achar que deve chamar, acho que vossa excelência devia respeitar o prefeito, porque o prefeito chegou aqui e apresentou o que ele tinha obrigação de apresentar.

Mas parece que incomoda vossa excelência, os números. Só para vossa excelência entender, em 2009, o ex-prefeito pegou essa cidade com 30 milhões de dívidas, em 2016, essa dívida chegou a 350 milhões de reais. 2018, 2019, o prefeito Dinha reduziu essa dívida para 215 milhões, porque se ele tivesse continuado como prefeito nessa cidade, essa dívida estava em mais de 450 milhões de reais.

Não estaria em 450 milhões de reais, se ele continuasse sendo prefeito dessa cidade, nossa cidade estava inviabilizada, não podia fazer nada, nem salário dos funcionários em dia podia ser pago mais que já tanto que não estava pagando. Não pagava fornecedor, não pagava os funcionários públicos, quantos funcionários não receberam o salário em dezembro de 2016, quantos não receberam seu 13º, quantos não receberam sua rescisão. O prefeito Dinha pagou mais de 6 milhões em rescisão do ex-prefeito, tudo que ele tinha obrigação de ter pago, e não pagou.

Eu fico impressionado, vossa excelência vereador Sandro Moreira, de vossa excelência querer descaracterizar que o ex-prefeito que foi ser Deputado Estadual, não deixou dívida para essa cidade. De quem é essa dívida, vossa excelência, de 450 milhões se ele não tivesse? Como o vereador Neco disse, ele não pagou nossos irmãozinhos da igreja católica, ele não pagou o contrato com a igreja, os prédios que ele tinha em aluguel da igreja católica na cidade, não pagou lá a igreja Batista, o convênio que ele tinha com a igreja. Usufruiu, 4, 5 anos daquele espaço e não pagou.

Falta de respeito com a cidade de Simões Filho. Eu fico impressionado, que vossa excelência chegue nessa tribuna e diz que o ex-prefeito não deixou dívida. Pelo amor de Deus, vossa excelência, vamos ser verdadeiros, que o povo quer ouvir a verdade. Mas por questão de justiça, me fez vir a essa tribuna, exatamente porque o nobre vereador Sandro Moreira, veio a essa tribuna dizer. E eu quero de antemão lembrar um fato ocorrido nesta Casa, onde as contas do ex-gestor, foram reprovadas por essa Casa, e o bafafá que fizeram lá fora, deu a conotação de que as contas haviam sido aprovadas pela Casa, sendo elas reprovadas. Então esse poder de modificar a verdade, é o modo operante do ex-gestor.

E eu não posso me calar e dizer que essa dívida não é verdadeira. Senhor Sandro Moreira, o relator fala exatamente os valores, o prefeito Dinha não viria aqui pra trazer números sem ser comprovados. A certidão da receita também demonstra agora, o valor real que Dinha apresentou, não tem nada infundado. Inclusive, saiu no noticiário de que Dinha afunda Simões Filho.

É muito bom entender isso, vereador Orlando, eu sempre criticava vossa excelência, quando chegava aqui e ficava falando do passado o tempo todo, mas esse passado tenebroso que Simões Filho passou, nos persegue até os dias de hoje. O município foi autuado agora em contas de 2013 e 2014, por isso que Dinha recebeu esse título que de está afundando Simões Filho, não é! São dívidas remanescentes que nós não podemos nos calar.

A mentira não vai poder prevalecer sobre a verdade nessa cidade, nunca mais. Essa cidade vem com um histórico de mentiras o tempo todo, eu não podia me furtar de falar nesta tarde aqui, porque a dívida foi deixada, vereador Sandro Moreira, não adianta vir com número falsos”, desabafou Orlando.

Vareador Eri Costa

“Eu quero chamar a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Simões Filho, acorda, por favor. Teve o noticiário aí, e não teve nada pra combater uma mentira tão latente como essa. A dívida estava aí, é verdadeira e cada dia chega mais, vossa excelência, como bem falou o vereador Neco, todo dia estamos negociando só dívida, dívida, dívida.

O município de Simões Filho poderia está muito melhor só na gestão Dinha, mas o povo do prefeito trabalhando diuturnamente todo mês pra pagar dívida, e com muito sacrifício consegue fazer muito mais obra do que ele que só fez dívida. Eu não vou aceitar ficar ouvindo isso aqui, eu respeito muito vossa excelência, mas a mentira não vai prevalecer nessa Casa enquanto eu estiver aqui vou solicitar dos meus colegas justos, que defenda o prefeito. Isso não é bajulação, é questão de justiça. O povo já sofreu demais, chega de enganação.

O SAC é mais uma verdade que vossa excelência trouxe, vamos considerar que foi vossa excelência que trouxe o SAC pra Simões Filho. Vamos lembrar que quando se iniciou o SAC no Estado da Bahia, o então secretário, senador Otto Alencar, poderia ter trazido o SAC, se o vereador de fato, trouxe o SAC, você está dizendo com outras palavras, que o então gestor, não tinha compromisso e nunca quis trazer pra Simões Filho.

E dizer com suas palavras, que você, como vereador trouxe. Agora, um homem que já foi governador, é senador, deputado, prefeito, não trouxe porque não quis, a não ser que vossa excelência, venha me dizer nesta tarde que tem mais poder do que ele”, disse Eri.

Vereador Adailton

“Presidente, eu fico a cada dia mais surpreso, preste a completar 2 anos e 2 meses de legislatura e o vereador Deni, em seu quarto mandato falar que não sabe como vem acontecendo essas dívidas no município que chegou a esse tanto. Vereador, pelo amor de Deus, o senhor é fiscalizador do município, o senhor vai pra uma tribuna falar que não sabe como a dívida vem crescendo ao longo desse tempo, que ninguém sabe.

O vereador Jailson falou, você pode não saber por não ter compromisso, mas o vereador comprometido sabe. Com todo respeito, vereador Sandro Moreira, admiro, técnico, que fez parte dos dois anos passados da Comissão de Justiça, se debruçou nos projetos pra fazer o parcelamento das dívidas. E fica aqui introduzindo em outras palavras, dizendo que não é dívida. Se não é dívida, é o que vereador?”

Temos que trazer pra essa tribuna, verdade, clareza, como eu pedi ano passado, ao vereador Deni da Metalúrgica, vossa excelência que trouxesse aqui pra mostrar os números, as obras que o ex-gestor fez em 8 anos que eu não sei. Eu não tenho a obrigação de saber, porque eu falo sobre a legislatura de agora. Mas vossa excelência que vai completar o quarto mandato, teria que ter pra fazer a defesa aqui correta. E não vir aqui fazer burburinho, palavras vazias ao povo. Nosso tempo aqui é curto pra debater verdades, não inverdades”, comentou Adailton.

O amplo direto de resposta sera concedida ao acusado conforme previsto na lei mediante aviso.

Redação Site Mapele News