Simões Filho foi o município da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que registrou, nos últimos três meses, a maior redução no número de mães grávidas que deixaram suas cidades para ter seus bebês em outro município.
Os dados foram comparados durante o Fórum da Rede Cegonha da Região Metropolitana. As ações da Rede Cegonha buscam fortalecer o processo de educação permanente e a qualificação dos profissionais de saúde que atuam na atenção à mulher e ao recém-nascido de maternidades e hospitais da Rede SUS.
O encontro na capital baiana reuniu representantes de maternidades e Centros de Parto Normal (CPN) de unidades da RMS e contou com a participação de gestores do HMSF e da Secretaria Municipal de Saúde.
De janeiro até março deste ano, o Hospital Municipal já realizou 322 partos. Nos primeiros três meses de 2016, a maternidade pública registrou 205 procedimentos, aumento de 117 nascimentos na comparação com o mesmo período do ano passado.
O crescimento no atendimento na maternidade do Hospital de Simões Filho também fez com que o município registrasse o menor índice de encaminhamentos para Salvador, contribuindo para diminuição da superlotação em unidades médicas da capital baiana.
“A política de resgate da credibilidade da nossa maternidade implantada no início deste ano tem tido resultados satisfatórios, o que tem garantido que os filhos da boa terra, nasçam na boa terra”, comemorou a gerente de saúde do Hospital Municipal, Alcimara Mariano, que estava acompanhada da diretora de Atenção Integral, Iridan Brasileiro; e das apoiadoras institucionais da Atenção Básica, Marilian Fernandes e Sheila Amorim.
Foto: Danillo Canuto / Divulgação
Deixe seu comentário