Novo aparelho vai ampliar realização de procedimentos no Hospital Geral Clériston Andrade


O Arco C é um equipamento de raios-x que produz imagens digitais, dinâmicas e em tempo real, isso auxilia a equipe médica a realizar as mais difíceis intervenções cirúrgicas.

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) recebeu o segundo aparelho de Arco Cirúrgico. Segundo a assessoria de comunicação da unidade, o equipamento vai possibilitar a realização de um maior número de procedimentos cardiovasculares, ortopédicos, neurocirúrgicos minimamente invasivos e Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) num menor período de tempo. O Arco C foi instalado na manhã desta terça, 13 de dezembro de 2016.

De acordo com o médico José Carlos de Carvalho Pitangueira, Diretor-geral do HGCA, o segundo Arco C para o Clériston Andrade foi promessa do Governador do Estado Rui Costa e do Secretário de Saúde, Dr. Fabio Vilas-Boas que está sendo cumprida.

“A chegada desse equipamento vai nos ajudar muito a desafogar principalmente as cirurgias ortopédicas. Os cirurgiões terão agora dois arcos C à disposição e dessa forma o número de cirurgias será maior e consequentemente o tempo de internamento dos pacientes será bem menor”, comemorou Dr. Pitangueira.

O coordenador de ortopedia do HGCA, Fabrício Holtz, acredita que com o novo equipamento os cirurgiões irão se organizar para a realização de cirurgias de varias especialidades de forma mais ágil. “Com mais um Arco C o serviço ficará bem melhor, sem dúvida o andamento das cirurgias será mais rápido, diminuindo a fila de pessoas à espera de cirurgias que dependem deste tipo de aparelho”, afirmou Dr. Fabrício .

O Arco C é um equipamento de raios-x que produz imagens digitais, dinâmicas e em tempo real, isso auxilia a equipe médica a realizar as mais difíceis intervenções cirúrgicas. Na opinião de Alexandra Costa, supervisora de equipamentos do HGCA, o novo aparelho é mais moderno e trás a tecnologia Philips. “Trata-se de um aparelho de última geração, todo digital, com tela plana, impressora, programa de filmagem e que vai de agilizar bastante a realização de cirurgias no Clériston Andrade”, disse Alaxandra.

Acorda Cidade