Negras de Salvador poderão celebrar “Dia do cabelo crespo”


O prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) sancionou nesta sexta-feira (10), o projeto de lei de autoria do ex-vereador Euvaldo Jorge (PPS), que cria o Dia do Empoderamento do Cabelo Crespo, que será comemorado no mesmo dia em que é celebrada a Consciência Negra, em 20 de novembro.

Segundo o artigo 2 do projeto, é de livre manifestação cultural e social os atos decorrentes da exibição e exposição dos penteados de pessoas de origem afrodescendente, para chamar a atenção da sociedade no intuito de contribuir com a redução do preconceito racial.

O objetivo do dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africana. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

Outra proposta sancionada pelo prefeito ACM neto e publicada no Diário Oficial do Município foi a que cria o Dia do Assessor Parlamentar. O texto foi proposta na Câmara de Vereadores por Alberto Braga (PSC), que justificou seu projeto como uma forma de homenagear os servidores públicos e, por isso, o dia escolhido foi 29 de outubro.