Apesar das chuvas registradas nos últimos dias na Região Metropolitana de Salvador, em especial, no município de Simões Filho a ‘cidade não teve grandes problemas devido às fortes chuvas esporádicas nesse mês de janeiro’ é o que aponta o Coordenador da Defesa Civil Israel Frederico. A Defesa Civil de Simões Filho já prepara medidas de trabalho que poderão ser adotadas durante o período chuvoso.
Simões Filho em agosto de 2015 devido os estragos provocados pelas fortes chuvas e registro de pontos críticos com deslizamentos de terra decretou por 90 dias ‘estado de emergência’.
De acordo com o Coordenador do órgão da cidade, a equipe tem feito alguns trabalhos de recuperação em algumas áreas como o bairro do CIA II – ‘Localidade que houve um deslizamento de grande proporção e está sendo recuperada’, revelou Israel Frederico que acrescentou que após um novo mapeamento, uma reunião na próxima segunda-feira (01), com o Secretário Municipal de Obras; definirá limpeza de canais e ações preventivas em toda comunidade.
Em entrevista ao ‘Mapele News’ nesta sexta-feira (29), Israel Frederico, além de citar medidas emergências adotadas pelo órgão; com as fortes chuvas que devem cair na região, culpou as ‘construções irregulares’ como um grande problema em Simões Filho.
“Simões Filho demograficamente é acidentado e a construção irregular é um grande problema. Uma nova situação é na Rua Salvador no km 25 e que precisa de uma atenção maior quanto à fiscalização rigorosa sobre as construções irregulares”, revelou.
Ainda de acordo com órgão da cidade, os pontos que mais existem alagamentos e dificuldades de escoamento estão na região do bairro do Parque Continental – Rua Tiradentes, além das águas que descem dos bairro do Cristo Rei, Campo do Vasco e Centro e se acumulam em um único ponto dificultando o escoamento.
Uma preocupação e constante alerta é com a limpeza dos canais, o canal Tiradentes que corta todo o centro da cidade até Góes Calmon, o canal na região da Coroa da Lagoa passando pela Av. Elmo Serejo Farias, a região do tratamento de água, conhecido como ‘Penicão’, a saída do bairro do Big Áurea, onde foi feita uma mudança para melhorar o escoamento e a localidade de São Raimundo que fica na Ilha de São João.
A Defesa Civil de Simões Filho foi criada em 2009 e nos pontos em que há maior incidência de notificações, a equipe busca saber como está a evolução de um ano para o outro, para adoção de medidas preventivas, inclusive, sugerir medidas emergenciais com relação aos canais com a Secretaria de Obras do município.
Com relação às atribuições do órgão estão à aceleração do processo de deslocamento das pessoas vítimas de desabamentos e deslizamentos de terra, através, do benefício do Programa do Governo Federal, ‘Minha Casa, Minha Vida’. Israel Frederico revelou que o benefício tem prioridade para pessoas que realmente estejam impossibilitadas de permanecer em suas residências devido à perda total de suas casas.
Deixe seu comentário