Uma comitiva composta por 13 vereadores do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), esteve na manhã desta sexta-feira (17/05), visitando o Aterro de Inertes implantado na cidade pela empresa Naturalle. A reunião com técnicos do empreendimento aconteceu após ofício encaminhado pelo vereador Alfredo Assis (PP), considerado do “grupo independente”, ao presidente da Câmara, Orlando de Amadeu que em contato com a empresa ficou disponibilizada a visita dos parlamentares.
“Chegando lá, nós podemos ver de perto o que está acontecendo. Não tínhamos participado de nenhuma reunião relacionada ao Aterro Inerte, nós participamos de reuniões relacionadas ao outro empreendimento que iria acontecer, mas foi paralisado e eles deram continuidade com o “Aterro de Inertes” que foi autorizado no dia 22/12/2016, na gestão do ex-prefeito”, declarou o chefe do Legislativo Municipal.
Segundo Amadeu, os vereadores presentes na reunião demonstraram a preocupação de ir lá verificar o que realmente está acontecendo. “A empresa mostrou toda a trajetória desde 2016, foi bem clara em suas informações e nós temos agora conhecimento de tudo que está acontecendo, algo que não tínhamos anteriormente”, pontuou.
O líder da oposição, vereador Sandro Moreira (PSL), em Sessões Ordinárias anteriores, tentou chamar a atenção contra a instalação do empreendimento, mas pela sua ausência nas reuniões e audiências relacionadas ao empreendimento, teve o comportamento político avaliado por seus pares, como “alguém que quer jogar para a platéia”.
Desta vez, Sandro Moreira perdeu mais uma oportunidade de conhecer de perto a execução dos trabalhos no Aterro de Inertes e foi criticado pelo presidente do Parlamento Municipal.
“Na verdade o vereador Sandro Moreira, ele joga para plateia e quando a Câmara está cheia, ele fica querendo mostrar o que não acontece, então, ele foi convidado para participar, tanto ele quanto todos os vereadores, mas não estamos aqui para jogar pra plateia, mas defender o povo de Simões Filho e dizer para o povo que em momento nenhum a Câmara de Vereadores apóia lixão e não está existindo lixão em nossa cidade”, afirma Orlando de Amadeu.
Ainda de acordo com o presidente da Câmara de Simões Filho, “hoje o empreendimento está funcionando, já contratou diversos funcionários e carros estão transportando entulhos, materiais de construção, troncos de árvores, ou seja, o descarte de materiais que não são contaminados e não prejudicam o solo freático”.
Durante entrevista. Orlando de Amadeu afirmou ainda que o “empreendimento não foi autorizado na gestão do prefeito Dinha, mas na gestão passada”.
“Nós estamos aqui para fazer as coisas acontecerem corretamente e se vier alguma coisa que venha desabonar aquele empreendimento, estamos aqui junto com o prefeito e nossa deputada Kátia para estarmos ao lado do povo em todos os momentos que o povo precisar”, enfatizou o parlamentar.
Estiveram ausentes na reunião os vereadores: Sandro Moreira, Laecio Valentim, Deni da Metalúrgica (bancada da oposição).
Já da base governista estiveram ausentes, Canjirana (membro da Comissão do Meio Ambiente), Vel (presidente da Comissão do Meio Ambiente), e Nel da Metalúrgica.
Os vereadores presentes no local do empreendimento foram: Orlando de Amadeu, Neco Almeida, Adailton Caçambeiro, Alfredo Assis, Arnoldo Simões, Cleiton Bolly Bolly, Del, Elimário Lima, Eri Costa, Everton Paim, Jailson Jajai, Luciano Almeida e Manoel Carteiro.
Deixe seu comentário