Uma forte chuva atingiu a cidade de Simões Filho (BA), no início da madrugada da sexta-feira (11) e foi considerada pelo secretário municipal de Infraestrutura, Gabriel Marques, como inesperada e atípica; havendo segundo ele, pontos de alagamentos pela cidade, mas sem maiores danos para a população, que não perdeu bens materiais como sofás, móveis, eletrodomésticos, nem foram registradas nas últimas 24h, famílias desabrigadas.
Durante entrevista ao repórter Valfredo Silva, o secretário falou sobre a vasão e a reação das obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da Muriqueira, além disso pontuou que estão sendo realizadas obras em outros locais considerados críticos no munícipio.
“No dia de ontem nós tivemos uma situação bastante atípica; foi computado pelo (Cemaden), órgão que nos encaminha questões de temperatura e clima para nossa equipe da Defesa Civil, que cerca de uma 1h, choveu a previsão que nós tínhamos para o mês de fevereiro inteiro”, revelou o titular da pasta. “E com isso, a gente observa que na cidade houve pontos de alagamento, mas o município se comportou muito bem”, acrescentou.
Gabriel Marques explicou ainda como estar funcionando as etapas das obras e revelou que o projeto elaborado tem dado certo.
“O prefeito determinou um planejamento de cinco etapas divididas da macrodrenagem do nosso município, e até agora fizemos efetivamente as obras em duas etapas. A primeira etapa, o canal da Muriqueira e a segunda etapa, o canal ao lado da via do Hospital (Av. Orlando Moscoso), e com isso, nós podemos observar que no canal da Muriqueira o funcionamento, graças a Deus foi conforme o projeto que foi elaborado no canal”, detalhou e completou:
“O canal ele vai subir do seu nível e no segundo momento com a forte chuva ele vai extravasar para o lado da linha férrea e no terceiro momento essa água pode vir extravasar para rua, mas observamos que diferente do que acontecia antigamente, não haverá mais alagamentos contínuos”.
“A gente trabalha, mas a gente sabe que Deus é soberano e claro que pode vir a chuva atípica muito maior do que essa, dificilmente haverá alagamentos como antigamente onde as pessoas perdiam seus sofás, perdiam seus móveis e eletrodomésticos. A ideia que isso não ocorra e que o projeto continue fluindo como já estar fluindo. A água pode empossar naqueles pontos, mas, rapidamente com o passar das chuvas ela escoa e volta ao seu estado normal”, explicou.
Após relembrar dos sofrimentos passados, o secretário agradeceu a Deus por a cidade ter se comportado bem, diante das chuvas que em apenas 1h, caiu o equivalente a todo mês de fevereiro.
Graças a Deus nas últimas 24h, nós tivemos sim ocorrências na Defesa Civil, mas não foi computado casos de deslizamentos, nem acidentes em taludes. Nós estamos fazendo também trabalho muito forte de contenção na cidade como na Rua Inocêncio da Rocha, subindo o Ponto Parada e estamos também executando algumas contenções dentro da região do Laboré. Nós temos inúmeras frentes de serviços também por toda cidade, nos pontos que entendemos que são pontos que mais precisam”, revelou.
Gabriel deixou bem claro que houveram alagamentos em diversos pontos da cidade, no entanto, sem maiores danos para a população.
“Houveram pontos de alagamentos, mas é importante reforçar que como passar da chuva, esses pontos estiveram os canais foram escoados rapidamente, nosso trabalho de operação chuva já foi iniciado nós Já começamos a limpeza e alguns canais, logo mais a comunidade de observar que esses Córregos do campo do Vasco da região do fundo também da Cavan desta toda essa região que a gente sabe que tem um histórico de problemas de alagamento já vão ser Continuar a ser limpos esse trabalho já está sendo reforçado haverão sim um ponto de chuvas como a de ontem atípicas que subiram mais rapidamente a comunidade observa-se que a água vai escoar e não haverá um ponto de alagamentos continua, finalizou e alertou. “Seguimos em alerta”.
Em caso de emergência, o munícipe deve entrar em contato com a Secretaria de Infraestrutura, por meio da Defesa Civil, que permanece em prontidão 24h, pelos números 199 ou 3296 9216.
Deixe seu comentário