Mulher em estado de surto é resgatada na manhã desta segunda-feira (03) em Simões Filho


Uma mulher em estado de surto foi resgatada na manhã desta segunda-feira (03), no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. O resgate foi realizado pela ação em conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, da Mulher e da Cidadania (SEDESC) em parceria com o grupo de Brigadistas da Equipe Motta e a Guarda Municipal (GM).

Segundo informações, a mulher que sofre de transtornos mentais já teria sido resgatada anteriormente e encaminhada para uma Casa de Apoio em Simões Filho, mas teria fugido em seguida, voltando a viver nas ruas.

De acordo com a coordenadora de Assistência Social do Hospital Municipal, Ana Cléa Sampaio, o caso estava sendo acompanhado há alguns dias pela equipe de saúde e também pelo setor de psicologia da SEDESC, que teria identificado a família da paciente, obtendo informações de que a mesma estava bastante agressiva e precisaria de cuidados especiais.

“Nós já estamos providenciando juntamente com o pessoal do CREAS um acompanhamento com os familiares para que eles possam se responsabilizar por ela após o internamento, já sabemos que ela fica em surto e costuma agredir os pais, mas conseguimos nos articular para realizar este resgate porque é uma paciente que precisa ser acolhida e nós estamos aqui fazendo isso”, explicou a assistente Social.

Ainda de acordo com Ana Clea, os pais da paciente são idosos e não teriam condições de manter a filha sobre controle, o que contribuiu para que ela estivesse vivendo em estado crítico, andando aleatoriamente pelos bairros da cidade.

A equipe do Mapele News acompanhou de perto a ação dos brigadistas que precisaram imobilizar a paciente para evitar que ela agredisse alguém ou até mesmo se machucasse, visto que estava bastante agitada e fora de sua sanidade mental.

Após o resgate, a mulher foi encaminhada para o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, onde passará por um tratamento intensivo até que tenha condições de ser reintegrada ao convívio da família e da sociedade.