Mudança Metafísica interrompe temporariamente as obras na Via Universitária, diz prefeito e anuncia o recomeço


Depois de algum tempo com as obras paralisadas, nesta terça-feira (21) novamente as maquinas voltarão a trabalhar na Via Universitária. É o que afirmou o prefeito Diógenes Tolentino.

Dinha explicou que a Via Universitária é uma promessa de campanha sua, que está sendo realizada com recursos do próprio município.

“Uma avenida de quase 1 km e meio que será totalmente recapeada e nós iniciamos com recursos próprios todo o processo no ano passado. Uma obra onde foi realizado um contrato em torno de R$ 2 milhões e mais os aditivos que foram feitos devidas as necessidades que surgiram no decorrer da obra e a gente vem adequando esse orçamento com a realidade”, revelou ele.

De acordo com Dinha, algumas intervenções de grande importância precisaram ser feitas no decorrer da obra, a exemplo da rede de drenagem para aguas pluviais que não estava prevista no orçamento e a contenção de encostas nas margens da via, tudo isso acabou resultando no atraso do serviço.

“Nós iniciamos as obras que estavam a todo vapor. Fizemos a recuperação de uma parte da pavimentação asfáltica logo no início do governo, porque os buracos eram intensos, até se iniciar o processo de pavimentação completo da Via e melhorou bastante. Porém, por causa das diversas intervenções que não estavam previstas no projeto original, nós tivemos que fazer um processo administrativo denominado como ‘Mudança Metafísica’ no mês de abriu e isso realmente paralisou as obras”, destacou ele.

O prefeito explicou que o processo de Mudança Metafísica é justamente a ação de mudar ou acrescentar serviços em um projeto já iniciado, inclusive com aumento do valor orçamentário, para que de fato as necessidades da população sejam atendidas.

Segundo Dinha, esse processo durou em média 90 dias, mas já foi publicado no diário oficial na semana passada e o reinício das obras está previsto para esta terça-feira, não por causa das críticas feitas a sua administração, mas porque ele mesmo se empenhou em retomar as atividades na Via Universitária o mais rápido possível.

“A obra já estava prevista para esta semana, não foi por causa de cobrança, nem por causa de manifestação, nem por causa de pressão. A pressão quem faz sou eu, é o prefeito que faz pressão na Secretaria de Obras, é o prefeito que faz pressão nos amigos que fazem parte do governo para acelerar”, disse ele.

Dinha comentou que “a administração pensa em um todo e por esse motivo foi que eles não economizaram esforços nem recursos, para não só fazer uma obra de qualidade como todos percebem que a obra está sendo feita, mas também promover o bem estar do povo de Simões Filho”.

No projeto da Via Universitária está incluso um calçadão de um metro e meio de largura, iluminação de led, pavimentação asfáltica, praça em frente ao IFBA, academia ao ar livre e toda a infraestrutura que se faz necessária para atender os munícipes e dar mais qualidade de vida. Segundo o alcaide, a obras será entregue ainda em setembro, antes das eleições.