O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB-RS) afirmou que, ao contrário do que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, as eleições presidenciais serão realizadas no ano que vem, independente da modalidade de voto.
Na última sexta-feira, 9, Bolsonaro acusou, sem provas, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de participar de fraudes e disse que “corremos o risco de não termos eleições no ano que vem”.
Mourão refutou a hipótese de não haver pleito nacional. “As eleições serão realizadas”, afirmou em conversa com a CNN Brasil.
A declaração de Bolsonaro gerou reações tanto no Judiciário como no Executivo. Em resposta ao presidente, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, garantiu também o pleito de 2022.
“Cumpro o meu papel pelo bem do Brasil. Mas eleição vai haver, eu garanto”, afirmou, em mensagem enviada ao jornalista Josias de Souza, do portal UOL.
Mourão disse ainda que ainda não tem opinião formada sobre a adoção, a partir de 2026, de um sistema semipresidencialista no Brasil. “Ainda não me debrucei sobre o assunto. Portanto, não tenho opinião formada”, disse.
A tarde
Deixe seu comentário