Conforme já haviam sinalizado anteriormente, em matéria veiculada pelo Mapele News, um grupo de moradores de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) se reuniu na manhã desta segunda-feira (19), na porta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para reivindicar vagas de emprego nas obras do Atacadão.
O novo empreendimento está sendo construído atrás do Mercado Municipal, localizado entre as Avenidas Washington Luiz e Engenheiro Walter Aragão de Souza. Após a liberação do alvará para a construção do estabelecimento comercial, a prefeitura anunciou que o Atacadão deveria gerar cerca de 220 empregos diretos para a população local.
De acordo com os moradores, embora o prefeito Diógenes Tolentino, juntamente com o secretário, Djalma Machado tenham garantido priorização da mão de obra local, até o momento, menos de 10% dos operários da obra são munícipes simõesfilhenses.
Durante a manifestação, os moradores foram recebidos pelo chefe da pasta e afirmaram que Djalma prometeu intervir diretamente na situação, para garantir que os cidadãos que buscam estas vagas de emprego sejam de fato beneficiados.
“Até agora são só promessas e nada. O secretário prometeu que vai tomar providências, vê aí o que ele pode fazer. Ele tomou o nome de todo mundo e disse que vai agilizar pra gente”, ressaltou um trabalhador desempregado.
Já um outro manifestante aproveitou a oportunidade para fazer reclamações contra a unidade local do SINE. Conforme relatado por ele, as vagas de emprego não estão sendo distribuídas com transparência e os servidores da unidade não têm prestado um bom atendimento.
“Eu fiquei desanimado porque chegou uma pessoa responsável pelo SINE e falou coisas que na realidade não eram verdade. Os funcionários chegam lá dizendo que são isso e aquilo outro e que as pessoas que estão lá na fila não são nada, são apenas desempregados”, salientou o morador.
Os vereadores Jailson Soares, Manoel Almeida e Everton Paim também estiveram presentes durante a reunião entre os manifestantes e o secretário Djalma Machado. Para o vereador Jajai, é importante que os parlamentares apóiem a população no que se refere a demandas tão urgentes, como a geração de emprego e renda.
“Nós nos reunimos aqui porque é importante a união dos operários, dessas pessoas que estão desempregadas realmente querendo buscar emprego. A gente enquanto vereador tem que estar junto buscando emprego para o povo de Simões Filho”, disse Jailson.
O vereador também revelou que pensou em encontrar um meio legal de paralisar as obras, até que a mão de obra local fosse priorizada, mas que também é importante que a construção seja finalizada, uma vez que, a maior quantidade de vagas será disponibilizada quando o supermercado estiver funcionando.
“A gente tem que entrar em entendimento e conversar para que as coisas fluam bem. Que a empresa também seda algumas vagas para o povo de Simões Filho e a gente possa entregar ao pessoal, porque é importante também que a obra seja continuada”, completou.
Ainda segundo Jajai, uma nova reunião com o gerente da empresa, o secretário, alguns vereadores e o prefeito Diógenes Tolentino será realizada no sentido de normalizar a situação o quanto antes.
Deixe seu comentário