Moradores de Simões Filho podem solicitar o Novo RG a partir de 8 de agosto


O SAC e o Instituto de Identificação Pedro Mello iniciam a expansão do atendimento para a emissão do novo RG a partir de 1º de agosto. A nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) estará disponível inicialmente em cinco postos na capital e dois na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Implementação Inicial

Na primeira fase, a partir de 1º de agosto, a CIN será lançada nos seguintes postos: SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai, além de Camaçari e Lauro de Freitas na RMS.

Expansão para Simões Filho

A partir de 8 de agosto, a expansão alcançará Simões Filho (Shopping Multicenter Empresarial) e outros postos na capital e RMS, como SAC Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima, Periperi e Candeias. Esta fase ampliará ainda mais o acesso ao novo documento de identidade para os moradores de Simões Filho.

Para viabilizar a expansão, a Rede SAC suspenderá o atendimento em alguns postos de 29 a 31 de julho. Os postos afetados incluem os já mencionados da primeira fase. Durante esse período, a entrega do antigo RG seguirá normalmente. Os agendamentos para emissão da CIN devem ser realizados pelo aplicativo ou portal GOVBA.

Para obter o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil, além de outros documentos que podem ser incluídos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Informações adicionais como condições de saúde, tipo sanguíneo e opção por doação de órgãos também podem ser incorporadas. A CIN tem validade variável conforme a faixa etária: cinco anos para crianças de 0 a 12 anos, dez anos para pessoas de 12 a 60 anos e validade indeterminada para maiores de 60 anos. A inclusão do nome social é permitida mediante requerimento específico.

A versão digital da CIN estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão, e o documento físico conterá um QR Code para verificação de autenticidade. O RG antigo continuará válido até 28 de fevereiro de 2032.

Contato e Informações

Para mais informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza os sites www.saeb.ba.gov.br e www.sac.ba.gov.br, além do call center: (71) 4020-5353 (celular) ou 0800 071 5353 (fixo).