Moradores de Mapele denunciam descaso da Prefeitura de Simões Filho; ratos e baratas invadem casas


Na manhã desta terça-feira (26), os moradores do distrito de Mapele, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), denunciaram uma situação que vem causando desconforto para a comunidade há muito tempo.

Em contato com a reportagem do Mapele News, os representantes da comunidade se dizem indignados com a falta de respeito e compromisso que a Prefeitura Municipal vem dispensando à comunidade.

De acordo com os moradores, uma obra mal feita em 2010 causou um dano irreparável aos munícipes que vivem na Rua Venceslau Brás, localizada no no lote. De lá pra cá, muitas foram às promessas, visitas (inclusive da gestão atual), mas até agora nada foi feito.

“Foi uma obra mal feita que acabou inundando tudo lá, o esgoto a céu aberto agora corre no fundo da minha casa, é uma invasão de ratos, de baratas, de muriçocas, mau cheiro. Já chamamos todo mundo, já foi todo mundo lá, mas a gente continua no prejuízo”, disse um morador que preferiu não se identificar por medo de represália.

O morador se lembrou que a obra foi fruto de uma enchente ocorrida em 2010, onde algumas casas ficaram completamente destruídas. Após o fato, o local nunca mais foi o mesmo, ainda que a maioria dos políticos que passou pelo bairro tenha prometido resolver a situação.

“Desestruturou a parede do meu quarto e banheiro, sem falar que a casa da vizinha foi inundada, fazendo-a chorar por ver tudo que ela conquistou se perdendo, devido a erosão da enchente ocorrida no dia 07.04.2010. Vieram todos os candidatos a vereador e prefeitos, cabos eleitorais, assessores e durante esses sete anos somos ignorados de forma simples e clara”, disse ele.

O munícipe revelou que já precisou realizar algumas intervenções por conta própria na rede de esgoto pra conseguir usar seu banheiro e pia da cozinha. No entanto, diz que a situação está insustentável.

“Eu tive que abrir um buraco no fundo da minha casa porque a caixa de esgoto não é na caixa geral que passa ali. Aí eu não tenho mais força pra fazer mais nada. Eu não quero passar minhas festas de final de ano sem poder usar meu banheiro, minha pia, porque a água não desce pro tubo geral”, lamentou.

O morador, que está em dias com a justiça eleitoral e contabiliza parte dos votos válidos do município, contou que se sente desprezado pela administração pública e revelou que aguada o próximo período eleitoral para dar a resposta às autoridades municipais nas urnas.

“Hoje eu estou expondo aqui o quão importante somos. Vamos ver acontecer festas grandiosas e discursos entusiastas e promessas e mais promessas na próxima campanha para respondermos a altura”, completou.

O descaso com Mapele

O distrito de Mapele, que fica localizado na zona rural de Simões Filho sempre sofreu com a falta de apoio da gestão municipal, conforme relatam os próprios moradores. Mesmo tendo hoje dois representantes no legislativo municipal e dezenas de indicações feitas pelos edis, o Executivo não tem demonstrado, até então, nenhum empenho em solucionar as necessidades básicas do bairro, que ainda estão sem previsão.

De acordo com os moradores, a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) já foi procurada inúmera vezes pelos representantes do bairro, que inclusive se dão o trabalho de apresentar dossiês com fotografias para justificar a situação, mas nada é providenciado pelos responsáveis.

Lixo, mato, animais peçonhentos, esgoto a céu aberto, buracos, erosão e falta de água são alguns dos problemas que fazem parte da rotina das pessoas que moram no distrito. Sem falar na segurança e na educação, que são demandas ainda mais antigas.

Diante do descaso e da falta de compromisso, a comunidade promete organizar uma manifestação, fechando a pista principal que dá acesso ao bairro, onde inclusive circula o transporte metropolitano, na tentativa de chamar a atenção do poder público sobre as condições desumanas que a localidade se encontra.

A reportagem do Mapele News tentou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação para saber se existe algum posicionamento da SEINFRA acerca do caso, mas não obteve êxito.