Moradora de Simões Filho internada em estado grave precisa de doação de sangue com urgência


Uma moradora do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) está internada em estado grave e necessita urgentemente da solidariedade de amigos, familiares e cidadãos comuns que possam ajudar com doação de sangue.

Luziele Silva França Santos, que é moradora do bairro Cia I está internada na UTI do Hospital São Rafael, em Salvador e depende de transfusão de sangue para se recuperar. A doação pode ser de qualquer tipo sanguíneo, especialmente O-.

De acordo com os familiares, a doação só poderá ser feita diretamente no Hospital São Rafael e não nos postos de coleta do Hemoba, como é de costume. Quem desejar fazer a doação poderá se dirigir ao laboratório da unidade hospitalar de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 e no sábado das 08 às 12h, informando o nome completo da paciente.

Luziele sofre de problemas renais e recentemente realizou um transplante. Nas redes sociais, sua filha Laís fez um apelo para a população pedindo que “quem não puder fazer a doação ajude divulgando a informação para o máximo de pessoas”.

Saiba como doar

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra febre amarela ficam inaptos por quatro semanas, a contar da data da vacinação.

Informações: Simões Filho FM 87,9