Uma moradora do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) está internada em estado grave e necessita urgentemente da solidariedade de amigos, familiares e cidadãos comuns que possam ajudar com doação de sangue.
Luziele Silva França Santos, que é moradora do bairro Cia I está internada na UTI do Hospital São Rafael, em Salvador e depende de transfusão de sangue para se recuperar. A doação pode ser de qualquer tipo sanguíneo, especialmente O-.
De acordo com os familiares, a doação só poderá ser feita diretamente no Hospital São Rafael e não nos postos de coleta do Hemoba, como é de costume. Quem desejar fazer a doação poderá se dirigir ao laboratório da unidade hospitalar de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 e no sábado das 08 às 12h, informando o nome completo da paciente.
Luziele sofre de problemas renais e recentemente realizou um transplante. Nas redes sociais, sua filha Laís fez um apelo para a população pedindo que “quem não puder fazer a doação ajude divulgando a informação para o máximo de pessoas”.
Saiba como doar
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.
Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra febre amarela ficam inaptos por quatro semanas, a contar da data da vacinação.
Informações: Simões Filho FM 87,9
Deixe seu comentário