Morador de Simões Filho morre vítima de afogamento em praia de Salvador


Um homem de 25 anos morreu vítima de afogamento na manhã desta terça-feira (9), na praia de Piatã, em Salvador. Ele foi identificado como Danilo Silva Ribeiro e era morador da cidade de Simões Filho, na região metropolitana.

Conforme relato de testemunhas, o rapaz estava no local com mais dois amigos. Os três se afogaram e foram resgatados por banhistas.

Segundo João Brasil, um dos amigos de Danilo, o outro colega, identificado pelo prenome Lucas, é natural do Paraná e não conhecia o mar. Por causa disso, os amigos decidiram levá-lo para a praia.

Após ser socorrido, Lucas foi diagnosticado com hipotermia, que é quando a temperatura corporal está menor que 35ºC, e foi encaminhado para um hospital da capital baiana. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentaram reanimar Danilo Silva ainda no local, mas ele não resistiu.

O ambulante Victor de Oliveira estava na praia no momento em que os jovens se afogaram e afirmou que não havia salva-vidas no local. “O salva-vidas que era para estar no local desde cedo, não estava. Isso poderia ter evitado uma tragédia”, comentou.

De acordo com o chefe do setor de planejamento da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), Kailani Dantas, a equipe começa a trabalhar por volta das 8h. No entanto, demanda tempo para chegar em cada ponto da orla de Salvador, já que eles atuam desde a praia do Jardim de Alah até Ipitanga, localizada em Lauro de Freitas, na região metropolitana.

“É uma situação muito triste o que aconteceu aqui. A gente recebeu um chamado durante a ativação dos postos [da Salvamar] e nos direcionamos o mais breve possível para o local da ocorrência. Iniciamos os primeiros socorros e acionamos o Samu para dar entrada em um suporte avançado”, explicou.

G1