Medidas adotadas pelo Governo Municipal no combate ao coronavírus minimiza impacto da doença em Simões Filho


Moradores da cidade de Simões Filho deve ter notado em seu dia a dia, uma melhora na questão do impacto profundo que o novo coronavirus trouxe ao mundo, em Simões Filho dados mostram que o número de casos tem se mantido em um patamar considerado normal comparado a outros municípios.

Segundo o governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez um balanço através das redes sociais, nesta quarta-feira (1º), sobre o cenário da pandemia da Covid-19 no estado.

Conforme o gesto baiano, a taxa de crescimento da doença na estado da Bahia é de 4,3%. “É uma taxa que pode parecer baixa, mas significa 3.178 casos. É um número que nos preocupa”, disse o governador.

Rui citou ainda os municípios que possuem taxa de crescimento da doença acima de 100%. São eles: Jaguaquara, Feira de Santana, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas Juazeiro, Santo Amaro, Valente e Camaçari.

“Já estamos agendando amanhã uma reunião com alguns prefeitos. Precisamos também fazer uma reunião com prefeitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Esses números são muito preocupantes. Com essa taxa estouraríamos leitos do estado em poucos dias. É como um foco de incêndio que precisa ser debelado rapidamente”, alertou.

A luta contra o Coronavírus segue acontecendo em Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), e diversas iniciativas institucionais foram implementadas para contribuir na diminuição da curva, fortalecendo a proteção à vida.

Entre as iniciativas estão o fechamento do comércio, a suspensão das atividades nas academias, casas de shows e nas unidades de ensino (públicas e privadas), toque de recolher, medidas restritivas de circulação, leitos de retaguarda instalados no Hospital Municipal e UPA, e Unidade de Enfrentamento ao Coronavírus com 22 leitos clínicos, que vem atendendo a demanda popular diariamente.

Além disso, o poder público promove a desinfecção das vias públicas, barreiras sanitárias, blitz de fiscalização, entrega de máscaras de proteção e conscientização da população sobre a higienização correta das mãos, alimentos e utensílios pessoais, distribuição de cestas básicas e a criação dos benefícios emergenciais para a complementação alimentar, o “Merenda em Casa” para os estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino no valor de R$ 50 (cinquenta reais), e o “Simões Filho Boa Gente” de R$ 220 (duzentos e vinte) para ambulantes e feirantes do Mercado Municipal.

O poder público municipal segue realizando a manutenção da transparência pública com a divulgação diária do boletim epidemiológico. Vale salientar que todas as medidas são tomadas após amplo debate com o Comitê de Crise Intersetorial (composto pelos presidentes de diversos conselhos municipais), além da Câmara de Vereadores, Associação Comercial, representantes das Polícias Civil e Militar (22ª CIPM e Rondesp), e Secretários Municipais.