Linha Simões Filho x Itaigara começa a integrar com o metrô da Paralela nesta terça (23)


26 linhas de ônibus metropolitanas passarão a fazer integração com o metrô na Estação Imbuí a partir desta terça-feira (23), entre elas, a linha nº 819I2 que faz o itinerário entre Simões Filho x Itaigara, via Paralela. Com isso, quatro novas estações da Linha 2, que corresponde ao trecho, entram em funcionamento: Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu.

O usuário que desejar fazer a integração com o metrô, deverá utilizar o sistema Metropasse, SalvadorCard ou o cartão do metrô, que permite o pagamento de uma única passagem entre os dois transportes.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Carlos Martins o metro tem como objetivo beneficiar o maior número de pessoas possível e a cada linha integrada essa missão passa a ser realidade.

“O metrô é ponto estratégico e fundamental dentro da Política Estadual de Mobilidade Urbana e, desde a concepção do projeto, sempre foi pensado como um transporte em rede, interligado aos demais modais para beneficiar o maior número possível de usuários do transporte coletivo”, disse Martins.

O secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, também falou da novidade. “Com a ampliação da integração entre os modais, a população terá mais conforto nas viagens, chegando ao seu destino com mais agilidade”.

Os passageiros terão acesso às estações Pernambués e Pituaçu por novas passarelas. No Imbuí e no CAB, os usuários vão seguir até as estações por passarelas que foram requalificadas.

Com o novo trecho, foram acrescentados novos trens à frota operacional. Agora são 16 no total, cada um com capacidade para até 1 mil passageiros. Nos horários de pico, as saídas ocorrem a cada 5 minutos na Linha 2, e no intervalo de 4 minutos e 40 segundos na Linha 1. Nos horários de menor movimento, os trens saem a cada 8 minutos nas duas linhas.