Líder estudantil em Simões Filho registra queixa após ser vítima de fake news


Um jovem que é líder estudantil de prenome Daniel, estudante do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, foi surpreendido com uma postagem nas redes sociais em que ele e seu irmão, que não teve o nome divulgado, são acusados de roubarem um carro e o celular de uma suposta vítima no município. O fato causou danos pessoais aos irmãos.

Em contato com o “Bahia no Ar” para esclarecer, o jovem e o irmão estão sendo vitimas de um Fake News, ou seja, notícia falsa. Nem ele nem o irmão são autores do crime, assim como não consta nenhuma queixa contra ambos.

Segundo Daniel, na tarde da última terça-feira (30), quando retornava do trabalho, foi informado que uma foto dele e do seu irmão, estava circulando nas redes sociais, armando que eles tinham realizado um assalto, e levado o celular da suposta vítima.

“O rapaz que está nos acusando pegou uma foto nossa em uma pizzaria, que estava nas redes sociais, e começou a divulgar”, disse. O jovem ainda falou que em um áudio, o autor da acusação sugeria que caso alguém os encontrassem na rua, deveria bater neles e que uma queixa já tinha sido registrada.

O estudante contou que ele e o irmão foram a 22ª Delegacia de Simões Filho, fizeram um Boletim de Ocorrência e verificaram que não havia nenhuma queixa envolvendo o nome deles, porém os policiais já estavam sabendo que a foto estava circulando nas redes.

Daniel informou que vai a delegacia de Crimes Cibernéticos em Salvador para solicitar que seja investigada a autoria da acusação.

“As pessoas que nos conhecem estão olhando para a gente como se tivéssemos feito isso, mas não fizemos. Quem nos conhece sabe que eu e meu irmão trabalhamos em dois lugares aqui do município e não temos necessidade de roubar. Trabalhamos e estudamos para sermos alguém na vida”, desabafou Daniel.