Kátia Oliveira defende agilidade em ações de apoio aos municípios afetados pelas chuvas no Extremo Sul


A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) defendeu nesta quinta-feira (9) agilidade do governo do estado nas ações de apoio aos municípios afetados pelas chuvas no Extremo Sul da Bahia. A parlamentar diz que a situação é grave e ressalta que centenas de pessoas estão em vulnerabilidade social em função das consequências das tempestades.

“O governo precisa ser ágil, disponibilizando recursos financeiros e materiais para socorrer os municípios e as pessoas. Como há muitas pessoas ilhadas, é fundamental o uso de helicópteros para o resgate. É preciso também que a Defesa Civil do Estado entre em ação de forma mais efetiva, pois as cidades estão passando por grandes dificuldades”, afirmou.

Em Itamaraju, a prefeitura decretou estado de calamidade. Já Teixeira de Freitas decretou estado de emergência. Jucuruçu e Medeiros Neto têm diversos moradores desabrigados e ilhados, além de enfrentarem alagamentos e deslizamentos. Em Jucuruçu, a ponte que dá acesso ao município desabou e deixou a cidade completamente ilhada.

“A situação é grave e vai exigir, inclusive, um esforço muito grande após as chuvas para a reconstrução de estradas e outros equipamentos públicos. E, principalmente, vai exigir um planejamento minucioso para dar dignidade às famílias que perderam tudo que tinham com as chuvas e não podem ficar desabrigadas”, destacou.