Itália resgata quase 700 imigrantes no Mar Mediterrâneo


A guarda costeira e a marinha italiana resgataram, neste sábado (28), 668 imigrantes no Mar Mediterrâneo. O grupo, que vinha da Líbia, viajava em barcos de contrabandistas e em condições precárias.

De acordo com o site do jornal O Globo, a operação de resgate contou com a ajuda de navios alemães e irlandeses, além de organizações humanitárias. Como os abrigos na Sicília estão lotados, o navio italiano Vega, uma das embarcações que fizeram parte da ação, seguiu para Reggio Calabria, no sul da Itália, com 135 sobreviventes e 45 corpos.

Há um acordo da União Europeia que determina que os resgatados no mar e que buscam asilos devem ser realocados em outras nações do bloco, uma vez que o principal ponto de chegada são Itália e Grécia, devido localização geográfica.

Os irlandeses informaram que o navio Le Roisin, inserido este mês nas operações de salvamento de refugiados, resgatou 123 imigrantes de um barco de borracha de 12 metros. A Primavera contribuiu para o aumento de imigrantes que se arriscam na travessia entre os continentes africano e europeu.

Neste sábado (28), o papa Francisco afirmou que “os imigrantes não são um perigo, estão em perigo”, durante um encontro que manteve no Vaticano com 500 crianças italianas e imigrantes, chegadas da região da Calábria.

*Notícias ao Minuto