Idosos com menos de 65 anos irão perder o direito à gratuidade no metrô a partir da próxima segunda-feira (16) por conta do decreto estadual realizado no último sábado (7), que equiparou a legislação estadual à municipal. Quem tinha mais de 60 anos andava gratuitamente nas linhas de metrô de Salvador. Por conta dessa mudança, o sistema metroviário passará a adotar a mesma idade de gratuidade aplicada pelos ônibus urbanos da capital: 65.
“Eu tenho 64 anos e 7 meses e fui informado por funcionários do metrô diversas vezes que, a partir de segunda, teria que pagar a passagem porque não tinha completado 65. Achei um absurdo, já que o Estatuto do Idoso considera idosas as pessoas maiores de 60 anos”, afirmou o aposentado Djalma do Carmo.
A CCR Metrô Bahia informou que a orientação está sendo feita por conta do decreto do governo. O governo, através da Secretaria de Comunicação (Secom), afirmou que a medida foi realizada para “garantir a integração tarifária aos estudantes da Região Metropolitana de Salvador (RMS)”.
Integração para estudantes
Apesar do decreto ter sido realizado no último sábado (7), na prática, os estudantes ainda não conseguem fazer a integração entre a Região Metropolitana e Salvador, ou vice-versa. Os órgãos dão uma lista de procedimentos que faltam ser tomados, mas não preveem quando, de fato, a integração dos estudantes ocorrerá.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) afirmou que aguarda a lista com os nomes dos estudantes da RMS que utilizavam as linhas que foram seccionadas nas Estações Mussurunga e Pirajá. Com os nomes, a pasta afirma que irá conseguir “agilizar a integração desse benefício”.
A Casa Civil do estado afirmou que irá enviar a lista nesta quarta-feira (11). A pasta ainda afirmou que o decreto é “o ponto de partida para que a Prefeitura faça a adequação e ajustes técnicos nas máquinas nos ônibus da capital, para funcionamento da integração”.
Fonte: Correio
Deixe seu comentário