Instituição Abayomi promove concurso de beleza negra em Simões Filho; saiba como participar


A instituição Abayomi Dance mais uma vez inova trazendo para Simões Filho o concurso de beleza negra, voltado para o público feminino, que elegerá a “Queen Abayomi 2018”. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 26/03.

O 1º concurso “Beldade Negra” será realizado no dia 11 de maio, a partir das 13h no Centro Social de Simões Filho. As candidatas precisam ter idade entre 18 e 30 anos, serem negras e residirem no município. As três primeiras colocadas receberão premiações.

Para se inscrever, as interessadas podem se dirigir a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Sejuv), localizada no Ginásio de Esportes, situado na Av. Elmo Serejo Farias, nas imediações da quadra 1 do Cia II; ou na Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher, localizada no Centro Social, na  Av. Avenida Walter Aragão de Souza, de segunda a sexta; ou ainda no Pavilhão do Fogo Simbólico, na Praça da Bandeira, aos sábados, às 14h.

A idealizadora e presidente da Abayomi, Gabriela Mel conta que a iniciativa tem como objetivo levantar a alta estima da mulher negra e desmistificar estereótipos impregnados pela sociedade racista e preconceituosa, que estabeleceu padrões europeus como referência de beleza em todo o mundo.

“Sou preta, sou da periferia e nunca fui escolhida para ser rainha ou princesa de nada na escola. As professoras sempre escolhiam as coleguinhas que mais se aproximavam das princesas Disney, elas também aprenderam sobre representatividade e valorização identitária de forma errada. Hoje a Beldade Negra vem para desmistificar, desconstruir esses padrões europeus, caucasianos”, revelou ela.

Ainda segundo Mel, em Simões Filho tem mulheres negras maravilhosas, cada uma com suas próprias particularidades, que precisam ser exaltadas e apresentadas para todos, não como objetos sexuais, mas com muita expressão e irreverência.

“A Queem Abayomi 2018 não é um concurso do melhor corpo, moda praia nem vai existir, vai ter muito cacho, muito crespo, muita trança, mina careca, mina gorda, baixa, alta…vai ter mulher. Nossa meta não é colocar o corpo da preta como mercadoria, mas sim objetivar nossas queens”, disse ela.

O concurso conta com o apoio da Black Atitude, Capoeira Mangangá, Prefeitura Municipal de Simões Filho, Secretaria de Esportes, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Secretaria de Cultura, vereadores Elimário Lima, Vel, Laércio Valentim, Genivaldo Lima e Orlando de Amadeu, restaurante Sertão e Mar, loja Linda Mulher e site Mapele News.

Mais informações pelo Whatsapp: 71 99230-6953

https://danceabayomi.wixsite.com/abayomi/blog/beldade-negra