Infestação de pulgas tira o sossego de moradores em Simões Filho


Uma infestação de pulgas está tirando o sossego dos moradores da Rua Vale das Fontes no bairro Ponto de Parada, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

De acordo com alguns moradores, há algum tempo os pequenos insetos estão invadindo as casas e criando transtornos até mesmo para quem não tem animais de estimação, o que tem deixado a situação insuportável.

As pulgas são verdadeiras pragas que prejudicam muito a vida dos animais; eliminá-las pode ser uma tarefa difícil e que exige paciência. Elas são insetos minúsculos e sem asas que se alimentam do sangue de mamíferos e aves.

Elas chegam até os cachorros e gatos através do pulo (atingem até 18 cm de altura) e, pela mordida, causam desde muita coceira até perda de pelo e infecções. Se presentes em grande quantidade as pulgas podem, inclusive, causar a morte do animal, sendo assim tão perigosas quanto doenças graves como a cinomose, por exemplo.

Segundo os moradores da Rua Vale das Fontes, a comunidade já entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica do município para pedir uma intervenção, mas até o momento a solicitação não foi atendida.

Em meses da primavera e do verão a atenção para esse tipo de infestação deve ser redobrada já que a reprodução desse inseto é favorecida em climas quentes e úmidos. Por este motivo, os moradores temem pela saúde de suas crianças e “pedem socorro” aos poderes públicos, antes que algo mais grave aconteça e acabe saindo do controle.