O Hospital Municipal de Simões Filho, sob a gestão da Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Castro Alves (APMI) está realizando desde a última semana o “Teste do Olhinho” em bebês recém nascidos. O procedimento é feito todas as terças-feiras, na Sala de Oftalmologia, no Anexo da unidade médica, das 7h às 9h.
Para realizar o exame não é necessária marcação. A mãe deve apresentar apenas a requisição médica, uma identidade com foto e o seu cartão SUS. Se o bebê já tiver sido registrado, a Certidão de Nascimento pode ser apresentada junto à caderneta de vacinação.
TESTE DO OLHINHO
A Sociedade Brasileiro de Oftalmologia (CBO) defende a realização do teste em todos os bebês logo após o nascimento, a fim de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado.
É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias.
Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.
Deixe seu comentário