Governo Municipal vai analisar pedido do vereador Manoel Carteiro para instalação de CRAS em Mapele


Aprovada por unanimidade, a indicação nº 075/2019, de autoria do vereador Manoel Carteiro (PSB), solicita ao Executivo a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na comunidade de Mapele para abrigar uma unidade, sendo uma extensão já existente no centro da cidade situada na localidade Ponto Parada.

Segundo Carteiro, a criação do CRAS no local se faz necessária, pois é onde se concentram vários moradores de bairros como Santa Luzia, Cotegipe, Aratu e Ilha de São João, de onde as pessoas precisam se deslocar até o centro da cidade para obter atendimento.

“Por ser distante, as pessoas encontram dificuldades de deslocamento para o seu acesso. As comunidades carentes necessitam de atenção e auxílio. Sendo assim, a construção desta Unidade de Referência de Assistência Social irá trazer grandes benefícios para a população local”, destacou o autor da indicação.

Ele entende que o CRAS é a porta de entrada para o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e acesso aos serviços de proteção social de famílias e indivíduos que vivem em situação difícil causada pela pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos, de relacionamento familiar ou comunitário, e de pertencimento social.

CRAS

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) consiste no atendimento e acompanhamento a grupos familiares e/ou indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, ou com dificuldade de prover a proteção básica e a socialização de seus membros, buscando fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos e promovendo o acesso e usufruto de direitos, articulado à rede de proteção social local.

As principais atividades desenvolvidas são: inserção das famílias nos serviços de assistência social local; busca ativa; promoção do acesso a benefícios e programas de transferência de renda; realização do Cadastro Único do Governo Federal e atualização do cadastro do Programa Bolsa Família; encaminhamento da população local para as demais políticas públicas sociais; oficinas socioeducativas e palestras; grupo de adolescentes e atendimento psicossocial.

(Ascom CMSF)