Governo da Bahia vai oferecer curso de capacitação para merendeiras escolares em Simões Filho; confira


A Secretaria Estadual de Educação anunciou na última quinta-feira (25), que a rede de ensino do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), irá contemplar um curso de capacitação completamente gratuito, com o intuito de aprimorar os conhecimentos e habilidades das merendeiras escolares.

Durante a capacitação, as profissionais que trabalham na produção da merenda escolar participarão de palestras com conteúdos relacionados a questões de higiene e saúde, como: noções de microbiologia; saúde do trabalhador; manipulação dos alimentos; higienização pessoal do local e dos alimentos; estocagem; e combate a pragas e vetores urbanos.

Além de Simões Filho, as Ilhas de Itaparica e Vera Cruz também receberão a capacitação nos próximos dias. Cidades como Camaçari, Lauro de Freitas e Candeias já receberam a capacitação.

De acordo com nutricionista e ministradora do curso, Maria Isabel Cartaxo, a iniciativa busca, sobretudo valorizar as merendeiras da rede estadual melhorando a execução e a segurança das atribuições de cada profissional no manuseio dos alimentos e no ambiente de trabalho.

Entre as principais atribuições das merendeiras escolares estão: organizar a cozinha, controlar os estoques de produtos utilizados na alimentação escolar; cuidar do  armazenamento dos alimentos de maneira a conservá-los em bom estado para o consumo, preparar e distribuir as refeições dos estudantes.