Governo acompanha eleição na Venezuela com preocupação, diz Itamaraty


Ministério das Relações Exteriores se pronuncia após partido de oposição de Maduro não conseguir se inscrever no pleito

O Itamaraty divulgou uma nota, nesta terça-feira (26), informando que o governo federal está acompanhando o processo eleitoral na Venezuela com “expectativa e preocupação”.

Lula e Nicolás Maduro

No comunicado, o Ministério das Relações Exteriores se refere ao partido de oposição do presidente de Nicolás Maduro que não conseguiu inscrever sua candidata no pleito marcado para 28de julho

No texto, o Itamaraty afirma que o ocorrido acaba descumprindo o acordo de Barbados, quando o governo venezuelano se comprometeu a realizar eleições limpas. O Ministério das Relações Exteriores ainda relata que o governo brasileiro “está pronto para, em conjunto com outros membros da comunidade internacional, cooperar para que o pleito anunciado para 28 de julho constitua um passo firme para que a vida política se normalize e a democracia se fortaleça na Venezuela.”

Por fim, o governo brasileiro afirma que repudia qualquer tipo de sanção contra a Venezuela neste momento. “O Brasil reitera seu repúdio a quaisquer tipos de sanção que, além de ilegais, apenas contribuem para isolar a Venezuela e aumentar o sofrimento do seu povo”, declarou.

FONTE: IG