A 5ª edição do encontro “OBEC Estudos & Pesquisas” está agendada para o dia 14 de junho (sexta-feira), das 15h às 18h, e vai discutir a governança pública do carnaval de Salvador e do Recife a partir de tese do pesquisador Magno Diniz Guerra. Neste projeto realizado em parceria entre o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) e o Doca1 – Polo de Economia Criativa, que recebe os encontros em sua sede no Comércio, a proposta é de estimular diálogos sobre literatura especializada e investigações sobre a dimensão econômica dos setores culturais, artísticos e criativos. A entrada é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada.
A tese “A governança pública do carnaval, enquanto common resource: um estudo comparado entre Salvador e Recife”, de Magno Diniz Guerra, foi apresentada em 2023 ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para a obtenção do título de doutor em Administração. A pesquisa investiga o modelo de governança pública do evento nas capitais da Bahia e de Pernambuco, considerando o carnaval como um Common Pool Resource (CPR), ou Bem Público Comum. Para tanto, analisa a atuação do Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (COMCAR), em Salvador, e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), no Recife, considerando que são o espaço da participação da sociedade civil na gestão do evento. O estudo também trata da necessidade de mediação entre interesses econômicos e necessidade de preservação de aspectos culturais dos festejos.
Lançado neste ano de celebração de uma década de atividades do OBEC e com agenda mensal já confirmada até o fim de 2024, o “OBEC Estudos & Pesquisas” reúne pesquisadores/as, que compartilham pesquisas, finalizadas ou em processo, abrangendo desde estudos individuais de mestrado e doutorado até projetos desenvolvidos pelo Observatório ou outras entidades. É também reservado um momento para a discussão de um texto acadêmico sobre economia criativa. Os debates dão ênfase às abordagens teóricas e metodológicas.
Nesta edição do “OBEC Estudos & Pesquisas”, também será debatido o capítulo “Cultura”, escrito por Frederico Augusto Barbosa da Silva e Paula Ziviani, integrante da publicação “Políticas sociais: acompanhamento e análise”, editada no ano passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O texto busca contribuir para a construção de uma agenda das políticas culturais no Brasil para os próximos anos através da identificação de pautas relevantes e dos desafios a serem enfrentados pelo setor. Raíssa Caldas, pesquisadora do OBEC, será responsável por apresentar o conteúdo deste trabalho para os colegas.
OBEC e DOCA1 – Criado em 2014, o OBEC é um grupo de pesquisa interinstitucional sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), reunindo docentes e discentes da própria UFBA, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além de pesquisadores independentes e de outras instituições, públicas e privadas, para a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da economia criativa. Os membros atuam em diversas áreas de conhecimento: artes, comunicação, economia, administração, estatística, gestão e produção cultural, entre outras.
O Doca1, que atua como uma plataforma de fomento e negócios da economia e de empreendedores criativos, abre o Estúdio do Forte de sua grandiosa sede de mais de 2.400 m² para o “OBEC Estudos & Pesquisas”, afirmando a sua missão de desenvolver e impulsionar o campo da economia criativa em Salvador.
OBEC Estudos & Pesquisas – 5ª edição
Pesquisa: “A governança pública do carnaval, enquanto common resource: um estudo comparado entre Salvador e Recife”, de Magno Diniz Guerra
Texto: “Cultura” em “Políticas sociais: acompanhamento e análise”, de Frederico Augusto Barbosa da Silva e Paula Ziviani, apresentado por Raíssa Caldas
Quando: 14 de junho de 2024 (sexta), 15h às 18h
Onde: Estúdio do Forte do Doca1 – Polo de Economia Criativa
(Av. da França, s/n – Comércio)
Quanto: Gratuito
Fonte: Paula Berbert
Deixe seu comentário